Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200816848

O pronome oblíquo que ocorre no trecho “[...] as ferramentas podem ...

📅 2024🏢 Avança SP🎯 Prefeitura de Laranjal Paulista - SP📚 Língua Portuguesa
#Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo#Morfologia dos Pronomes

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca Avança SP no concurso para Prefeitura de Laranjal Paulista - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo, Morfologia dos Pronomes.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200816848
Ano: 2024Banca: Avança SPOrganização: Prefeitura de Laranjal Paulista - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo | Morfologia dos Pronomes
Texto associado

Leia o texto a seguir para responder a questão.


IA deixa as histórias mais genéricas? Este estudo diz que sim 


    O uso de ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, foi um dos tópicos debatidos durante a greve de atores e roteiristas de Hollywood, em 2023. Os escritores conseguiram um acordo que regulava o uso de inteligência artificial, barrando-a de criar e reescrever roteiros. Ficou acordado que as ferramentas podem ser usadas pelos trabalhadores, mas não por seus chefes para substituí-los.

    Um novo estudo científico d· mais base ‡s reivindicações dos trabalhadores criativos de Hollywood. Publicada na Science Advances, a pesquisa mostrou que a IA generativa pode até facilitar a tarefa de escrever um romance ou um roteiro de filme, mas ela também deixa as histórias mais genéricas e repetitivas. 

    A pesquisa queria avaliar como as ferramentas de IA podem ajudar pessoas normais com tarefas criativas. 300 voluntários, que não escreviam profissionalmente, tiveram sua criatividade avaliada por um teste psicológico que pedia que eles falassem dez palavras drasticamente diferentes. Depois disso, eles foram divididos em três grupos para escrever uma história com oito frases sobre uma aventura no mar aberto, na selva ou em outro planeta. 

    Os participantes também foram divididos aleatoriamente em outros três grupos para receber níveis variáveis de assistência da IA em suas tarefas criativas. Enquanto um grupo não teve ajuda, outro recebeu uma ideia de história de três frases feita pelo ChatGPT, e o terceiro poderia ter até cinco ideias de histórias geradas por inteligência artificial para compor seu texto. 

    Os 300 participantes e mais 600 voluntários externos julgaram as histórias que surgiram, seguindo os critérios comuns de novidade, de quão agradável o texto era e de quanto potencial aquilo tinha para se tornar um livro completo. 

    A IA aumentou a criatividade de escritores individuais em até 10%, e o quanto a história era aprazível em até 22%, atuando em aspectos como estrutura ou reviravoltas. Esses efeitos positivos foram mais significativos entre os escritores que se saíram pior no primeiro teste de criatividade. No estudo, a IA funcionou como um nivelador entre pessoas mais e menos criativas.  

    Coletivamente, porém, os efeitos da IA não foram tão positivos. As histórias desenvolvidas com esse auxílio eram muito mais parecidas entre si do que as criadas do zero pelos autores. Os voluntários ficaram muito dependentes das ideias providenciadas pela inteligência artificial, se ancorando a isso e produzindo histórias mais genéricas como consequência. 

    Ou seja, a IA até pode deixar mais fácil para algumas pessoas produzirem arte. Porêm, coletivamente, o efeito do uso dessas ferramentas È que o fator novidade diminui. Os pesquisadores acreditam que h· um perigo de que a IA generativa vire uma muleta e feche as portas para o desenvolvimento criativo das pessoas, se apoiando demais no robô-escritor.


LIMA, E. IA deixa as histórias mais genéricas? Este estudo diz que sim. Revista Superinteressante. Disponível em. 

O pronome oblíquo que ocorre no trecho “[...] as ferramentas podem ser usadas pelos trabalhadores, mas não por seus chefes para substituí-los” é empregado para retomar o referente denotado no texto por: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200026819Língua Portuguesa

Com relação à classificação dos adjetivos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – visível: adjetivo derivado. II –...

#Adjetivos#Morfologia
Questão 457941200474078Língua Portuguesa

Considere o excerto a seguir para responder às questões 2, 3 e 4: Quando expostas ao aumento de luminosidade e da saturação cromática, as pupilas se c...

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941200801863Língua Portuguesa

No tocante aos sinais diacríticos, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Acento agudo: marca a posição da sílaba t...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Uso da Crase#Ortografia
Questão 457941200923215Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que apresenta a sentença com concordância incorreta:

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201282605Língua Portuguesa

O emprego do acento grave indicativo de crase está correto, na alternativa:

#Uso da Crase
Questão 457941201305377Língua Portuguesa

São considerados tipos de advérbio, EXCETO:

#Advérbios#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Pronomes Pessoais do Caso OblíquoQuestões do Avança SP