Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200839583

O uso irrestrito das telas, se têm os altos índices de transtornos ...

📅 2025🏢 VUNESP🎯 UNESP📚 Língua Portuguesa
#Sintaxe

Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca VUNESP no concurso para UNESP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Sintaxe.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200839583
Ano: 2025Banca: VUNESPOrganização: UNESPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Sintaxe
Texto associado
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O medo de ficar longe das telas


    Muito se tem atribuído os altos índices de transtornos mentais de crianças e adolescentes ao uso irrestrito das telas.

     Um artigo do “The New York Times”, em 2024, comentou sobre a ligação entre a proliferação de algoritmos que viciam e o colapso da saúde mental dos jovens, incluindo fatores como depressão, pensamentos suicidas e automutilação. No artigo, a colunista Michelle Goldberg menciona os impactos catastróficos do uso excessivo das redes sociais, que estimulam padrões de beleza e de popularidade irreais, e afetam os adolescentes, em especial as meninas.

    Fato é que vivemos uma epidemia de excesso de telas. Nunca se cunharam tantos termos para denominar tantos vícios. Nomofobia é um deles, até então usado para pessoas com mais idade, mas que agora inclui os jovens. A palavra vem de no mobile phobia (fobia de ficar sem celular). É o termo para descrever o medo irracional de não ter acesso à internet.

    Um estudo da Western University, liderado pela professora de Neurociência Emma Duerden, no Canadá, coletou dados que revelaram que, durante a pandemia, as crianças passaram mais que o dobro do tempo recomendado em frente às telas. Ou seja, de pouco menos de 6 horas por dia para impressionantes 13 horas por dia, quase todos os minutos em que estavam acordadas, o que provocou o aumento dos níveis de ansiedade e depressão.

    Em seu best-seller “A Geração Ansiosa”, Jonathan Haidt* apresenta estatísticas sobre a saúde mental dos jovens e explica como a redução do tempo de brincadeiras ao ar livre e a supervisão excessiva dos pais prejudicam o desenvolvimento social e emocional das crianças. Segundo ele, as crianças precisam de brincadeiras livres para que se tornem resilientes e capazes de avaliar riscos, contudo a sociedade tem privado os jovens dessas experiências importantes.

     Para o Instituto de Ciências da Educação (IES), criar ambientes livres de tecnologia em casa, como durante as refeições ou na hora de dormir, pode reduzir a dependência dos dispositivos. Hoje, conversar abertamente com os jovens sobre os riscos do uso excessivo da internet e a respeito do comportamento online responsável é fundamental.


(Carolina Delboni. www.estadao.com.br/emais/carolina-delboni/ nomofobia-o-medo-de-ficar-longe-das-telas-afeta-saude- -mental-de-criancas-e-adolescentes/?utm_source=estadao:mail Publicado em 30.09.2024. Adaptado)


*Jonathan Haidt: psicólogo social e professor da Universidade de Nova York.
O uso irrestrito das telas,                  se têm                 os altos índices de transtornos mentais de jovens e crianças,                 chamando a atenção dos especialistas.


Com base na norma-padrão de regência e de concordância, as lacunas da frase devem ser preenchidas, respectivamente, por:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200092566Língua Portuguesa

Interpretando-se o título – O combate ao Aedes sob a ótica dos determinantes sociais da saúde – em relação ao contexto, conclui-se que

#Análise Textual
Questão 457941200378605Língua Portuguesa

No trecho – Esse ambiente nos dá mais recursos materiais e vida mais longa do que a desfrutada por qualquer geração anterior... –, estabelece-se uma r...

#Orações Subordinadas Adjetivas#Orações Subordinadas Substantivas#Orações Subordinadas Adverbiais#Orações Coordenadas Assindéticas#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe#Orações Subordinadas Reduzidas
Questão 457941200616305Língua Portuguesa

A partir da leitura da tira, é correto concluir que

#Tipos Textuais#Análise Textual
Questão 457941201301676Língua Portuguesa

Observe os trechos destacados nas frases do texto. • A impressão dos pacientes passou a ser a de que o cuidado é ruim, caso o médico não os solicite. ...

#Orações Subordinadas Adverbiais#Sintaxe
Questão 457941201337150Língua Portuguesa

De acordo com a norma-padrão, as lacunas dos enunciados devem ser preenchidas, respectivamente, com:

#Uso da Crase
Questão 457941202021837Língua Portuguesa

“Quem perdia um escravo por fuga dava algum dinheiro a quem lho levasse.” (4° parágrafo) Na oração em que está inserido, o termo destacado é um verbo ...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre SintaxeQuestões do VUNESP