Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200845981

Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vid...

📅 2017🏢 FUMARC🎯 Prefeitura de Santa Luzia - MG📚 Língua Portuguesa
#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe

Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca FUMARC no concurso para Prefeitura de Santa Luzia - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Regência Verbal e Nominal, Sintaxe.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200845981
Ano: 2017Banca: FUMARCOrganização: Prefeitura de Santa Luzia - MGDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Regência Verbal e Nominal | Sintaxe
Texto associado
Das Vantagens de Ser Bobo

     O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando." 
     Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a ideia.
    O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não veem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os veem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.
     Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e, portanto, estar tranquilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.
     Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: "Até tu, Brutus?"
       Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!
     Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.
      O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem.
     Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!
      Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

Clarice Lispector https://pensador.uol.com.br/cronicas_de_clarice_lispector/
Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida.

O verbo ganhar nas orações anteriores se classifica, respectivamente, como:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200120948Língua Portuguesa

Os vocábulos “época”, “dó” e “desejável” estão corretamente classificados quanto à acentuação gráfica em:

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941200717860Língua Portuguesa

I. O narrador de rodeio é testemunha ocular do fato narrado, conforme indica a frase “Deu até vontade de rir...”. II. O narrador de rodeio retrata a c...

#Análise Textual
Questão 457941200970829Língua Portuguesa

São CORRETAS as proposições sobre o texto: I. As mudanças de uso da língua não são suficientes para que o preconceito deixe de existir. II. O uso de e...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201067569Língua Portuguesa

Todos os termos destacados são substantivos, EXCETO em:

#Substantivos#Morfologia
Questão 457941201329244Língua Portuguesa

Em relação ao ponto de vista do autor sobre o uso da língua, considere os enunciados a seguir: I. Me empresta seu livro. II. Vem me buscar quando quis...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201912462Língua Portuguesa

Em “Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia: Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz.”, o é

#Artigos#Morfologia dos Pronomes#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Regência Verbal e NominalQuestões do FUMARC