Sobre segurança em redes wireless 802.11, afirma-se: I O protocolo ...
🏢 COMPERVE - UFRN🎯 UFERSA📚 Redes de Computadores e Segurança de Redes
#Redes Wireless#Segurança de Redes de Computadores
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca COMPERVE - UFRN no concurso para UFERSA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Redes de Computadores e Segurança de Redes, especificamente sobre Redes Wireless, Segurança de Redes de Computadores.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Sobre segurança em redes wireless 802.11, afirma-se:
I O protocolo WEP provê dois métodos de autenticação de dispositivos: CRC-32 para verificação de integridade de dados e o uso do algoritmo RC4, que tem o objetivo de prevenir a leitura dos dados de usuários em trânsito na rede.
II O WEP2 substituiu a chave estática do protocolo WEP de 40 bits por uma chave de 104 bits, mantendo o IV (vetor de inicialização) com 24 bits, informação que “passa em claro" na rede uma vez que precisa ser utilizada no processo de d ecodificação.
III O WPA, embora também baseado no uso do RC4, estendeu o IV (vetor de inicialização) de 24 para 48 bits. Porém, a sua versão mais simples, a WPA-Personal, é baseada no uso de uma chave pré-compartilhada (PSK) que, dependendo do seu tamanho e complexidade, pode ser descoberta através de “ataques de dicionário" .
IV O WPA2, base para o padrão 802.11i, utiliza novos algoritmos de criptografia e integridade, diferentemente dos seus antecessores, como o CCMP, baseado no protocolo AES, com chaves de bloco de 40 bits que dificulta, porém não impede, o êxito tanto de ataques de força bruta, como ataques de reinjeção de pacotes.