Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200875267

‘‘O aprendiz se descobre diante de um mundo imenso, onde não há cam...

📅 2024🏢 Creative Group🎯 Prefeitura de Brasileira - PI📚 Língua Portuguesa
#Recursos Estilísticos#Análise Textual

1

457941200875267
Ano: 2024Banca: Creative GroupOrganização: Prefeitura de Brasileira - PIDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Recursos Estilísticos | Análise Textual
Texto associado

LEIA O TEXTO E RESPONDA A QUESTÃO SEGUINTE.

Que pipoquem experimentos!

        A vida me ensinou que não existe nada mais inútil que projeções futurológicas: o final é sempre outro… Mas pediram que eu me aventurasse… Assim, o que vou fazer é indicar algumas das tendências “escolares” que vejo no presente e imaginar seu destino futuro.
        Em primeiro lugar há “escola tradicional”. A “escola tradicional” se caracteriza por ser baseada em “programas” em que os saberes, organizados numa determinada ordem, são estabelecidos por autoridades burocráticas superiores ausentes. Os professores sabem o programa e o ensinam. Os alunos não sabem e devem aprender.
        Os alunos são agrupados em turmas independentes que não se comunicam umas com as outras. A atividade de pensar é fragmentada em unidades de tempo chamadas aulas, que também não se relacionam umas com as outras. Livros-texto garantem a uniformidade do ensino. A aprendizagem é avaliada numericamente por meio de testes.
        As “escolas tradicionais”, como todas as instituições, são dotadas de mecanismos para impedir as mudanças. Muitas das “escolas tradicionais” são estatais, o que significa garantia de segurança, por meio de um emprego vitalício. Mas, como se sabe, a segurança põe a inteligência a dormir.
        Prevejo que, daqui a 25 anos, essas escolas estarão do mesmo jeito, talvez pintadas com cores mais alegres.
        Mas, de repente, os saberes começaram a pulular fora dos limites da “escola tradicional”. Circulam livres no ar —sem depender de turmas, salas, aulas, programas, professores, livros-texto—, dotados do poder divino da onipresença: o aprendiz aperta um botão e viaja instantaneamente pelo espaço.
        O aprendiz se descobre diante de um mundo imenso, onde não há caminhos predeterminados por autoridades exteriores. Viaja ao sabor da sua curiosidade, quer explorar, experimenta a surpresa, o inesperado, a possibilidade de comunicação com outros aprendizes companheiros de viagem.
        Mas o fato é que ele se encontra diante de uma tela de computador. É um mundo virtual. Trata-se apenas de um meio. E é somente isso, essa alienação da realidade vital, que torna possível a sua imensidão potencialmente infinita. Mas, como disse McLuhan, “o meio é a mensagem”. E a “massagem”… 
        Há o perigo de que os fins, a vida, sejam trocados pelo fascínio dos meios —mais seguros e mais extensos. Fascinante esse novo espaço educativo. Não é preciso ser profeta para prever que ele irá se expandir além daquilo que podemos imaginar, especialmente em se considerando a sua ligação com interesses econômicos gigantescos. Mas é preciso perguntar: “Qual é o sentido desses meios para os milhões de pobres que não têm o que comer? E quais serão as consequências do seu fascínio virtual?”.
        Há, finalmente, um florescimento de experimentos educacionais alternativos.
        Por oposição ao conhecimento virtual, essas experiências de aprendizagem se constroem a partir dos problemas vitais com que os alunos se defrontam no seu cotidiano, no seu lugar, na sua particularidade. Não há programas universais definidos por uma burocracia ausente porque a vida não é programável.
        Os desafios que enfrentam as crianças nas praias de Alagoas, nas favelas do Rio, nas matas da Amazônia e nas montanhas de Minas não são os mesmos. Além dos saberes que porventura venham a ser aprendidos, esses experimentos buscam o desenvolvimento da capacidade de ver, de maravilharse diante do mundo, de fazer perguntas e de pensar.
        Tenho a esperança de que esses experimentos continuarão a pipocar, porque é neles que o meu coração se sente esperançoso.


(Rubem Alves)
‘‘O aprendiz se descobre diante de um mundo imenso, onde não há caminhos predeterminados por autoridades exteriores. Viaja ao sabor da sua curiosidade, quer explorar, experimenta a surpresa, o inesperado, a possibilidade de comunicação com outros aprendizes companheiros de viagem’’.

A figura de linguagem predominante no trecho acima é a:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca Creative Group no concurso para Prefeitura de Brasileira - PI. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Recursos Estilísticos, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200015890Língua Portuguesa

A fábula de Esopo:

#Análise Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941200562386Língua Portuguesa

[...] toda a atividade comunicativa de um locutor, numa situação de comunicação determinada, englobando não só o conjunto de enunciados por ele produz...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200589302Língua Portuguesa

Das palavras terminadas em “ão” no texto, assinale a alternativa cuja flexão de número destoa das demais.

#Morfologia
Questão 457941200840253Língua Portuguesa

‘‘e com minhas orquídeas, cujos brotos estão custando a abrir’’. O temo em destaque pode ser substituído sem alterar o sentido e de acordo com as regr...

#Semântica Contextual#Uso dos Conectivos#Análise Textual#Sintaxe#Estrutura Textual
Questão 457941200971920Língua Portuguesa

A palavra ‘‘namorada’’ é classificada foneticamente como

#Estrutura Silábica#Fonologia
Questão 457941201009164Língua Portuguesa

Ao observar a concordância dos verbos destacados em “Fizeram-se para os olhos de quem passa. Mas ao exibirem-se, assim, cheias de folhos e chibantices...

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201097636Língua Portuguesa

Das palavras acentuadas no texto, assinale a alternativa em que ambas as palavras possuem a mesma tonicidade de “carícias”.

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941201300173Língua Portuguesa

É correto afirmar que os sintagmas destacados em “e o desespero daquele lance consternou a todos” e “parecia vencer-se a si mesma” são respectivamente...

#Termos Integrantes da Oração#Sintaxe
Questão 457941201366511Língua Portuguesa

Assinale que corresponde a ordem correta dos encontros vocálicos nos substantivos dos trechos: 1. “Brincava com nossas crianças’’. 2. ‘‘Deixou boas im...

#Fonologia#Encontros Vocálicos
Questão 457941201767878Língua Portuguesa

Subentendidos são mensagens implícitas deduzidas pelo interlocutor e, por serem baseadas em interpretação, podem não ser verdadeiros, pois dependem da...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Recursos EstilísticosQuestões do Creative Group