Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Fonoaudiologia/
  4. Questão 457941200881992

Qual é o impacto do uso de dispositivos tecnológicos por crianças p...

📅 2024🏢 IGEDUC🎯 Prefeitura de Paraíso do Norte - PR📚 Fonoaudiologia
#Linguagem e Comunicação

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca IGEDUC no concurso para Prefeitura de Paraíso do Norte - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fonoaudiologia, especificamente sobre Linguagem e Comunicação.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200881992
Ano: 2024Banca: IGEDUCOrganização: Prefeitura de Paraíso do Norte - PRDisciplina: FonoaudiologiaTemas: Linguagem e Comunicação
Texto associado
Uso de telas por crianças pequenas reduz a interação verbal com os pais


Quanto mais tempo a criança fica exposta às telas, menos ela conversa com os pais, o que impacta negativamente o desenvolvimento infantil. A informação é de um estudo recém-publicado no JAMA Pediatrics feito por pesquisadores australianos. O objetivo dos autores era saber em que medida o uso de dispositivos tecnológicos por crianças pequenas afeta a interação com os adultos.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores selecionaram 220 famílias com filhos na faixa de 1 ano de idade, que foram acompanhados até completarem 3 anos. Durante esse período, a cada seis meses as crianças passavam um dia usando um dispositivo de reconhecimento de fala que capta sons ambientes − como sons eletrônicos e ruídos − e registra o número de palavras ditas pelos adultos, vocalizações emitidas pelas crianças e as conversas entre eles. No dia selecionado, as crianças estavam em casa a maior parte do tempo, sem ir à escola, por exemplo, e o equipamento era colocado num bolso da camiseta.

No início, o tempo de exposição às telas era de cerca de uma hora e meia por dia, mas com o passar dos anos foi aumentando gradativamente até chegar a quase três horas. Embora a quantidade de palavras e interações tenha aumentado no período, houve uma associação negativa entre o tempo diante das telas e as conversas.

Perto dos 3 anos de idade, cada minuto a mais nos dispositivos digitais significou menos 6,6 palavras emitidas pelos pais, menos 4,9 vocalizações dos filhos e uma interação verbal a menos com os adultos.

"A interação com os pais é essencial para o desenvolvimento da criança", diz Claudio Schvartsman, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein. "A falta deixa o bebê mais introspectivo e reduz o vocabulário da criança. Há menos interação emocional e isso pode afetar a socialização e o desenvolvimento intelectual", comenta o médico.

Segundo os autores, um ambiente familiar rico em linguagem também é essencial para deixar a criança apta a entrar na escola. Embora reconheçam que não é realístico esperar que as famílias abandonem as telas, os pesquisadores sugerem que deveria haver programas e políticas voltados à redução desse tempo e ao envolvimento dos pais durante o uso. Ou seja, usar as telas em um momento que esse recurso possa servir para promover um ambiente com mais interação e conversa.

Também não faltam estudos que mostram como o uso de telas pelos próprios adultos é capaz de afetar a conexão com os filhos, deixando-os menos responsivos e atentos, o que impacta a comunicação verbal e não verbal, relata o artigo.

 "As crianças acabam usando esses aparelhos justamente em momentos em que os adultos querem interagir menos com elas, porque estão ocupados, por exemplo. Mas é preciso tomar muito cuidado, pois a tela é hipnotizante para a criança pequena e o excesso está criando uma geração voltada ao imediatismo e à rapidez, que é a antítese da profundidade", diz Schvartsman.

Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças com menos de 2 anos não tenham contato com aparelhos eletrônicos. Entre 2 e 5 anos, seu uso deve ser limitado a uma hora por dia e, entre 5 e 10, no máximo a duas horas. Os adolescentes não devem passar mais de três horas diárias nesses equipamentos. O uso de tais dispositivos, orientam os especialistas, deve ser sempre com a supervisão dos pais ou responsáveis.


https://www.cnnbrasil.com.br/saude/uso-de-telas-por-criancas-pequena s-reduz-a-interacao-verbal-com-os-pais/
Qual é o impacto do uso de dispositivos tecnológicos por crianças pequenas, de acordo com o estudo mencionado no texto?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200085841Fonoaudiologia

A disfonia é uma condição reversível e geralmente não requer tratamento médico.

#Fonética Vocal
Questão 457941201354720Fonoaudiologia

A avaliação das políticas de saúde tem como objetivo principal identificar problemas e apontar soluções, visando à melhoria contínua do sistema de saú...

#Saúde Pública
Questão 457941201514871Fonoaudiologia

Durante a avaliação de um paciente com suspeita de anel esofágico, qual achado é esperado na videofluoroscopia?

#Fonoaudiologia em Ambiente Hospitalar
Questão 457941201825828Fonoaudiologia

No que se refere a esse exame, julgue o próximo item:A audiometria tonal limiar é o único exame necessário para o diagnóstico completo de perda auditi...

#Ciência da Audição
Questão 457941201899926Fonoaudiologia

Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o item subsequente:A terapia fonoaudiológic...

#Linguagem e Comunicação
Questão 457941201970025Fonoaudiologia

Julgue o item a seguir. O Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade infantil complexo que se caracteriza pela dificuldade de um indivíduo se ...

#Audiologia Educacional#Linguagem e Comunicação

Continue estudando

Mais questões de FonoaudiologiaQuestões sobre Linguagem e ComunicaçãoQuestões do IGEDUC