Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200890381

Considere as frases abaixo: 1. Quando as obras acabarem, o acelerad...

📅 2019🏢 FEPESE🎯 CELESC📚 Língua Portuguesa
#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'#Semântica Contextual#Uso dos Conectivos#Uso do Hífen#Ortografia#Análise Textual#Orações Subordinadas Adverbiais#Sintaxe#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca FEPESE no concurso para CELESC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfossintaxe da Palavra 'QUE', Semântica Contextual, Uso dos Conectivos, Uso do Hífen, Ortografia, Análise Textual, Orações Subordinadas Adverbiais, Sintaxe, Morfossintaxe da Palavra 'QUE'.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200890381
Ano: 2019Banca: FEPESEOrganização: CELESCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfossintaxe da Palavra 'QUE' | Semântica Contextual | Uso dos Conectivos | Uso do Hífen | Ortografia | Análise Textual | Orações Subordinadas Adverbiais | Sintaxe | Morfossintaxe da Palavra 'QUE'
Texto associado
Apesar de cortes, obras avançam no acelerador de partículas Sirius

O acelerador de partículas Sirius completou a primeira volta de elétrons recentemente e, mesmo com os seguidos cortes na área científica do país, a previsão para a conclusão das obras é para o fim de 2020. Quando as obras acabarem, o acelerador de partículas Sirius será o equipamento mais avançado do mundo na geração de luz síncrotron. Ao todo, são 68 mil m² de área construída. A luz síncrotron gerada pelo Sirius será capaz de analisar a estrutura de qualquer material na escala dos átomos e das moléculas, que poderá contribuir no desenvolvimento de fármacos e baterias, por exemplo. Quando estiver em funcionamento, também permitirá reconstituir o movimento de fenômenos químicos e biológicos ultrarrápidos que ocorrem na escala dos átomos e das moléculas, importantes para o desenvolvimento de fármacos e materiais tecnológicos, como baterias mais duradouras.

Em novembro de 2018, foi inaugurada a primeira etapa do projeto. A solenidade contou com a presença do então presidente da República, Michel Temer, em Campinas, interior de São Paulo, onde o equipamento foi construído. Hoje, entre os três aceleradores do Sirius, os dois primeiros já estão montados. Ainda assim, falta a parte de instalação de potência dos aceleradores, que deve acontecer em maio de 2019. Na mira da comunidade científica internacional, – que no futuro também poderá utilizar o espaço –, a construção do acelerador de partículas ainda enfrenta alguns percalços.

“A construção do Sirius ainda esbarra nos subsequentes cortes de investimentos do governo federal”, conta o diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), José Roque da Silva. Em decreto publicado em março de 2019, o governo federal decidiu congelar uma parcela das verbas do orçamento em praticamente todas as áreas. O Ministério de Ciência e Tecnologia, por exemplo, sofreu congelamento de 41,97% do orçamento. A medida, pensada para tentar cumprir a meta de deficit primário do país, pode afetar em cheio outros orçamentos, como o do Sirius. “Nesse momento dá para dizer que o Ministério está mantendo o cronograma atual”, diz. “Eu diria que é cedo para dar alguma informação mais definitiva, mas a situação da ciência e tecnologia no país é, como um todo, preocupante”, explica Roque.

No futuro, a expectativa do CNPEM é de conseguir ampliar as fontes de recursos do Sirius –principalmente após o fim das obras. Segundo Roque, outros ministérios, como o de Minas e Energia, Saúde e Agricultura também estão interessados em utilizar o acelerador. Além dos agentes do governo, como explica o diretor do CNPEM, os setores privados também têm demonstrado interesse em investir no Sirius. A construção do novo acelerador de partículas deve custar um valor estimado de R$ 1,8 bilhão.

Além do Sirius, existe um antigo acelerador de fonte de luz síncrotron, o UVX, lançado em 1997. Atualmente considerado ultrapassado, o UVX já participou de importantes descobertas para a pesquisa brasileira como, por exemplo, entender o funcionamento de uma proteína essencial para a reprodução do zika vírus. O diretor científico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Harry Westfahl Junior, espera que nos próximos dois anos o número das linhas de luz do UVX – que hoje é de 13 linhas com diversas técnicas de análise microscópica – salte para 18. Atualmente, duas vezes por ano é aberto chamado para projetos acadêmicos coordenados pelo LNLS. “Cientistas de qualquer centro de pesquisa no mundo, empresarial ou acadêmico, podem submeter seus trabalhos”, conta. Como o atual acelerador UVX será substituído pelo Sirius, as novas linhas de luz serão gradualmente montadas ali.

Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/
noticia/2019/04/apesar-de-cortes-obras-avancam-no-acelerador-de-particulas-sirius.html> Acesso em 14/abr/2019 [Adaptado]

Considere as frases abaixo:


  1. 1. Quando as obras acabarem, o acelerador de partículas Sirius será o equipamento mais avançado do mundo na geração de luz sincrotron. (1º parágrafo)

  2. 2. Quando estiver em funcionamento, também permitirá reconstituir o movimento de fenômenos químicos e biológicos ultrarrápidos que ocorrem na escala dos átomos e das moléculas, importantes para o desenvolvimento de fármacos e materiais tecnológicos, como baterias mais duradouras. (1º parágrafo)


Assinale a alternativa correta, com base no texto.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200209895Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que não atende às normas da gramática normativa.

#Dificuldades da Língua Padrão
Questão 457941200372408Língua Portuguesa

Assinale a frase em que está correto o emprego de seção ou sessão.

#Uso de Letras Maiúsculas#Ortografia
Questão 457941200465144Língua Portuguesa

Assinale a frase correta quanto à regência verbal.

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941200830217Língua Portuguesa

A que se refere a autora do texto, quando menciona “poeirinha” no segundo e terceiro parágrafos? 1. ao amparo dos pais 2. à maldita esquadra da maturi...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual#Estrutura Textual
Questão 457941201688505Língua Portuguesa

Quanto ao uso dos pronomes de tratamento, assinale a alternativa correta.

#Morfologia dos Pronomes
Questão 457941201924329Língua Portuguesa

Considere o trecho abaixo, extraído do texto 2.“Dizem, também, que nosso território é pobre – uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tr...

#Pronomes Pessoais do Caso Reto#Morfologia dos Pronomes

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Morfossintaxe da Palavra 'QUE'Questões do FEPESE