O princípio da espectroscopia fotoeletrônica se baseia no efeito fo...
🏢 CESGRANRIO🎯 Petrobras📚 Química Geral
#Práticas de Laboratório#Instrumentação e Procedimentos Básicos
Esta questão foi aplicada no ano de 2011 pela banca CESGRANRIO no concurso para Petrobras. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Química Geral, especificamente sobre Práticas de Laboratório, Instrumentação e Procedimentos Básicos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 54 e 55.
O termo espectroscopia se refere ao estudo da interação da matéria com ondas eletromagnéticas ou, mais amplamente, com fontes de energia, incluindo, também, feixes de partículas como elétrons. O espectro eletromagnético abrange desde ondas de rádio (grandes comprimentos de onda) até raios X (pequenos comprimentos de onda). entre esses extremos, há a radiação na região do infravermelho (IV), do visível e do ultravioleta (UV). A região da luz visível é uma pequena parte do espectro eletromagnético, que compreende radiações entre, aproximadamente, 400 e 700 nm. As técnicas espectroscópicas desempenharam um papel central na descoberta de novos elementos e, também, na evolução do conhecimento sobre a estrutura do átomo, como feito por Niels Bohr, ao estudar os espectros de absorção e emissão dos átomos.
O princípio da espectroscopia fotoeletrônica se baseia no efeito fotoelétrico, descoberto no final do século XIX por Heinrich Hertz. Nesse princípio, a incidência de luz na superfície de um metal levava à indução de corrente elétrica. Se um experimento semelhante é realizado no estado gasoso, pode-se medir a energia de ionização de um elemento: o fóton da luz incidente transfere energia para o elétron, que é ejetado. A diferença de energia do fóton e do elétron ejetado é a energia de ionização do elemento. Considere as afirmativas abaixo sobre esses experimentos.
I – A energia de cada fóton que incidirá na superfície metálica é independente da intensidade da luz.
II – Para que o efeito fotoelétrico seja observado no sódio, necessita-se de um maior comprimento de onda que o utilizado para o potássio.
III – O comprimento de onda necessário para que haja o efeito fotoelétrico aumentará com a dificuldade em ejetar os elétrons.
IV – Para um mesmo elemento, quanto menor o comprimento de onda da luz incidente, maior será a energia cinética do primeiro elétron ejetado.