A Política Nacional sobre o Álcool contém princípios fundamentais à...
🏢 UPENET/IAUPE🎯 Prefeitura de Paulista - PE📚 Serviço Social e Políticas Públicas
#Saúde Pública#Legislação do SUS#Proteção Social Integral#Apoio a Usuários de Substâncias
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca UPENET/IAUPE no concurso para Prefeitura de Paulista - PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Políticas Públicas, especificamente sobre Saúde Pública, Legislação do SUS, Proteção Social Integral, Apoio a Usuários de Substâncias.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A Política Nacional sobre o Álcool contém princípios fundamentais à sustentação de estratégias para o enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de álcool, contemplando a intersetorialidade e a integralidade de ações para a redução dos danos sociais à saúde e à vida, causados pelo consumo dessa substância, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de bebidas alcoólicas na população brasileira. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. O acesso e recebimento de informações sobre os efeitos do uso prejudicial de álcool e sobre a possibilidade de modificação dos padrões de consumo e de orientações voltadas para o seu uso responsável é direito de todos os consumidores. II. Compete ao Governo, com a colaboração da sociedade, a adoção de medidas discutidas democraticamente que atenuem e previnam os danos resultantes do consumo de álcool em situações específicas, como transportes, ambientes de trabalho, eventos de massa e em contextos de maior vulnerabilidade. III. Para os efeitos dessa Política, é considerado bebida alcoólica aquela que contiver 0,5 grau GayLussac ou mais de concentração, incluindo-se aí bebidas destiladas, fermentadas e outras preparações, como a mistura de refrigerantes e destilados, além de preparações farmacêuticas que contenham teor alcoólico igual ou acima de 0,5 grau Gay-Lussac. IV. Utilizar a lógica ampliada do conceito de redução de danos como referencial para as ações políticas, educativas, terapêuticas e preventivas relativas ao uso de álcool, em todos os níveis de governo, é uma das diretrizes da Política Nacional sobre o Álcool.