A segurança do trabalho pode ser sintetizada em um conjunto de métodos, ferramentas, legislações e medidas adotadas,
visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas. Cabe a ela, juntamente com outros conhecimentos afins (medicina do trabalho, ergonomia, saúde
ocupacional, higiene ocupacional e segurança patrimonial), identificar os fatores de risco que levam à ocorrência de acidentes
e doenças ocupacionais, avaliar seus efeitos na saúde do trabalhador e propor medidas de intervenção técnica a serem implementadas nos ambientes de trabalho.
(OLIVEIRA, C. L. [comp.]; PIZA, F. T. [comp.]. Segurança e saúde no trabalho, v. 1. São Paulo: Difusão Editora, 2016. Adaptado.)
Em relação ao tema, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. “A implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é obrigatória para as empresas que possuam riscos
ocupacionais, conforme o enquadramento nas Normas Regulamentadoras, e tem como objetivo identificar, avaliar e controlar os riscos físicos, químicos e biológicos no ambiente de trabalho.”
PORQUE
II. “A aplicação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) depende do grau de risco da atividade econômica desenvolvida pela organização, sendo facultativo em pequenas e médias empresas.”
Assinale a alternativa correta.