///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca FUNCERN no concurso para Prefeitura de Apodi - RN. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fisioterapia e Reabilitação, especificamente sobre Exame Neurológico, Biomecânica e Cinesiologia da Marcha, Princípios Neurológicos em Fisioterapia, Reabilitação Neurológica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Considere o caso clínico a seguir para responder à questão:
G.R.T, 3 anos de idade, nasceu pré-termo, com idade gestacional de 29 semanas, e ficou hospitalizado 2,5 meses. Na UTI, teve diagnóstico de leucomalácia periventricular grau 3. Atualmente, a criança apresenta déficit de controle de tronco e reações de proteção para os lados e para trás, aumento de tônus de adutores e gastrocnêmio e se mantém sentado com retroversão pélvica e aumento da cifose torácica. Na posição de pé, apresenta flexão de quadril, joelho e flexão plantar de tornozelo que dificulta o equilíbrio nessa posição. É capaz de passar de sentado para em pé com auxílio dos MMSS e de deambular pequenas distâncias com auxílio de dispositivos auxiliares de marcha; no entanto, é carregado quando o deslocamento envolve grandes distâncias.
Através da descrição do caso clínico é possível definir que a classificação topográfica da paralisia cerebral apresentada por esta criança será de: