Um analista de segurança, durante uma apresentação abordando aspect...
🏢 CESGRANRIO🎯 IBGE📚 Segurança da Informação e Criptografia
#Secure Sockets Layer#Sistemas de Detecção e Prevenção de Intrusões#Criptografia
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CESGRANRIO no concurso para IBGE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Segurança da Informação e Criptografia, especificamente sobre Secure Sockets Layer, Sistemas de Detecção e Prevenção de Intrusões, Criptografia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Um analista de segurança, durante uma apresentação abordando aspectos relacionados à segurança da informação, fez os seguintes comentários:
I - IDS (Intrusion Detection System) baseados em rede monitoram os cabeçalhos e o campo de dados dos pacotes a fim de detectar possíveis invasores no sistema, além de acessos que possam prejudicar a performance da rede. A implantação de criptografia (implementada via SSL, IPSec e outras) nas transmissões de dados como elemento de segurança prejudica esse processo de detecção. O SSL é executado entre a camada de transporte e de aplicação do TCP/IP, criptografando assim a área de dados dos pacotes e, desta forma, sistemas IDS não terão como identificar, através do conteúdo dos pacotes, tentativas de ataque; II - nos sistemas de segurança da informação existem métodos que avaliam se uma mensagem em trânsito foi alterada. Esses métodos visam garantir o não- repúdio. O DES é um algoritmo de chave simétrica baseado na cifragem de blocos de 64 bits, que pode ser utilizado para garantir o não-repúdio; III - os procedimentos de segurança aplicados na empresa devem ser complexos e sigilosos para que um possível invasor tenha dificuldade em entender os procedimentos, tornando assim o ambiente mais seguro. Além disso, a política de segurança das empresas deve sofrer o mínimo possível de alterações ao longo do tempo, não sendo sensível a mudanças na infraestrutura organizacional.