///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca FIOCRUZ no concurso para FIOCRUZ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Biologia, especificamente sobre Biologia Celular e Tecidual.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Eu vou tomar um Tacacá... mas cuidado com a Maniçoba
No Brasil, a mandioca (Manihot esculenta) é conhecida sob diversos nomes em diversas regiões. No sul do país, ela também se chama "aipim", no Brasil central, "maniva", "manaíba", "uaipi", e no norte, "macaxeira" ou "carim". Segundo o artigo “A química dos povos indígenas da América do Sul”, publicado na Química Nova (2016), o princípio tóxico da planta é o ácido cianídrico (HCN), e sua ingestão ou mesmo inalação, representa sério perigo à saúde, podendo ocorrer casos extremos de envenenamento. Considera-se que a dose letal é de aproximadamente 10 mg de HCN por kg de peso vivo. Esta deve passar por um processo de desenvenenamento, conhecimento ancestral e fundamental para os habitantes da floresta tropical amazônica, tendo em vista que muitas plantas produzem veneno em virtude de seu metabolismo secundário. Uma das etapas importantes do processo de desenvenenamento da maniçoba, que inclui etapas mecânicas, hidráulicas e bioquímicas, é a fermentação. Nesta etapa são produzidas enzimas que atuam nos glicosídeos cianogênicos, produzindo HCN, que é em parte lavado pela água. Sobre a etapa de fermentação, leia as afirmativas abaixo.
I. Enzimas são proteínas que atuam reduzindo a energia de ativação de reações; em geral são muito específicas e tem atuação dependente do pH e da temperatura.
II. O processo de fermentação diminui o pH do meio, mas como o HCN é um ácido forte, tal característica não tem influência na dissociação deste ácido, somente na atividade das enzimas.
III. Até o final do séc XIX, os processos fermentativos eram tidos como intrinsecamente ligados à atividade vital de microrganismos, o que estava ligado a uma tradição vitalista na ciência.
Das afirmativas acima: