///
A esquizofrenia é uma categoria diagnóstica global que inclui variedades comuns, junto com variedades menos comuns e transtornos estreitamente associados. Em relação aos critérios gerais para o diagnóstico de esquizofrenia paranoide, hebefrênica, catatônica e indiferenciada, de acordo com a CID-10, julgue as afirmações a seguir:
I. Sintomas como eco, inserção, roubo ou irradiação do pensamento podem estar ou não presentes.
II. Os “sintomas negativos” não decorrentes de depressão ou de medicação neuroléptica devem vir, pelo menos, acompanhados de um outro sintoma.
III. Delírios persistentes de outros tipos que sejam culturalmente inapropriados devem estar presentes em todos os casos.
IV. O discurso incoerente ou irrelevante decorre principalmente de neologismos, interceptações ou interpolações no curso do pensamento.
V. As vozes alucinatórias, frequentemente, fazem apenas comentários sobre o comportamento do paciente e raramente discutem entre elas sobre este mesmo paciente.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IF-PE no concurso para IF-PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psiquiatria, especificamente sobre Transtornos Psicóticos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.