///
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca IDECAN no concurso para EBSERH. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Radiologia e Imagem Médica, especificamente sobre Protocolos de Diagnóstico em Medicina Nuclear, Fundamentos Físicos e Tecnológicos em Medicina Nuclear.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Na rotina clínica, a cintilografia com metilenodifosfonato marcado com tecnécio-99m (MDP-99mTc) tem se mostrado um método sensível, custo-efetivo e disponível na avaliação do comprometimento ósseo metastático por algumas patologias neoplásicas, podendo ser utilizada tanto no estadiamento da doença, quanto na avaliação de recorrência e da resposta à terapia. Com base no método descrito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No tumor de pulmão, conforme as metástases ósseas costumam ocorrer após um envolvimento de outras estruturas, como os hilos pulmonares e as suprarrenais, a cintilografia óssea não tem uma utilidade tão grande no estadiamento e muitos médicos não a utilizam nestes tipos de tumor.
( ) Tanto o câncer de mama quanto o de próstata apresentam metástases ósseas predominantemente para o esqueleto axial, sendo que o câncer de próstata tem uma maior propensão para apresentar metástases em bacia.
( ) Para pacientes com cânceres que, frequentemente, apresentam como sítio inicial de metástases os ossos, como o câncer de próstata e o de mama, de forma geral considera-se a cintilografia óssea muito útil no estadiamento, no entanto, esta utilidade dependerá do estágio do tumor.
A sequência está correta em