Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201027046

No quinto parágrafo, aparece a palavra "se", em destaque no texto. ...

📅 2016🏢 Quadrix🎯 CRA-GO📚 Língua Portuguesa
#Funções Morfossintáticas do Pronome SE

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca Quadrix no concurso para CRA-GO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Funções Morfossintáticas do Pronome SE.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201027046
Ano: 2016Banca: QuadrixOrganização: CRA-GODisciplina: Língua PortuguesaTemas: Funções Morfossintáticas do Pronome SE
Texto associado

                                    A crise política no Brasil

               interfere nas decisões das empresas e organizações?


      Todas as mudanças que ocorrem, nos ambientes internos ou externos de uma empresa, podem influenciar suas decisões e seu futuro. Podemos apontar como fatores internos a estrutura organizacional, o setor pessoal do RH, o setor financeiro, o setor de produção. Já no ambiente externo, podem-se apontar os concorrentes, os fornecedores, os consumidores, o mercado dos produtos e serviços, as instituições financeiras, entre outros.

      O ambiente externo, podemos chamá-lo de Ambiente de Tarefa. Esse é o espaço no qual a empresa atua e está inserida. Dessa maneira, dentro do Ambiente de Tarefa encontramos: clientes, fornecedores, órgãos reguladores, parceiros estratégicos, distribuidores e concessionários e os sindicatos de empregados.

      Além disso, destacam-se as forças tecnológicas, os fatores econômicos, legais e socioculturais. O ambiente geral da organização é constituído de forças externas sobre as quais a organização não tem poder de decisão. A empresa não tem poder de decidir ou de escolher como os agentes e as situações externas irão influenciar suas atividades ou interagir com elas.

      No caso brasileiro, principalmente desde as grandes manifestações pelo Passe Livre em 2013, percebese uma mudança no quadro econômico brasileiro. Em comparação com janeiro de 2015, a baixa do IBC-Br na série observada foi de 8,12%. O IBC é o Índice de Atividade Econômica do Banco Central. Esse declínio causou um saldo negativo na geração de empregos, tanto em 2015 quanto em 2016. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, até novembro de 2015, já tinham sido fechados 945.363 postos de trabalho com carteira assinada. Em meio a essa situação, encontra-se um clima em que é incerto investir e as empresas acabam não arriscando neste momento.

      Encontramos, assim, como externos a essas empresas, os fatores políticos e econômicos, influenciando a contratação, a demissão, as vendas, os produtos e os serviços. Também se percebe a retração nas atividades dos investidores internacionais, que se preocupam com o mercado incerto brasileiro.

      A política brasileira está em um momento de crise e instabilidade. A força desse fator externo é tão grande que impacta a vida das pessoas, tanto em relação a seus empregos quanto a suas vidas.

      Dessa maneira, podemos afirmar haver indícios que comprovam que a crise política interfere na decisão das empresas e das organizações. A dimensão de seu impacto está na compra de matérias-primas, na produção de produtos e serviços, nas contratações, nas demissões e na oferta de produtos e serviços.

                                                                        (www.portaleducacao.com.br)

No quinto parágrafo, aparece a palavra "se", em destaque no texto. A que classe gramatical ela pertence, no contexto em que aparece?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200239846Língua Portuguesa

Considerando o título do poema acima, julgue o item a seguir acerca do processo de formação de palavras.Na criação do neologismo “teadorar”, o poeta a...

#Formação das Palavras#Sintaxe#Morfologia
Questão 457941200300037Língua Portuguesa

Releia esta passagem do texto:[...] até identificar as fórmulas mais específicas que cada animal mais gosta [...] Com relação à regência verbal na pas...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe
Questão 457941200338883Língua Portuguesa

Em "Ruim com ele… Bem pior sem ele", o pronome refere-se a:

#Análise Textual#Estrutura Textual
Questão 457941200909656Língua Portuguesa

Sobre o trecho "O medicamento genérico ganhou a confiança da população", afirma-se que: I. A forma verbal "ganhou" possui complemento direto. II. A ex...

#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201517799Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que é apresentada proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte trecho do texto: “O mercado, assi...

#Reescrita Textual#Análise Textual
Questão 457941202067864Língua Portuguesa

No primeiro parágrafo, aparece duas vezes a palavra "que". Com relação a sua morfologia, assinale a alternativa totalmente correta.

#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Funções Morfossintáticas do Pronome SEQuestões do Quadrix