“A perpetuação da espécie humana, assim como de toda espécie sexuada, é garantida pela reprodução gâmica, na qual as células especializadas – os gametas – são formados pelo processo de meiose. Tal processo assegura, também, a variedade da espécie e a manutenção do número cromossomial da mesma.” (Gomes, Manuel in Sistema de Ensino GPI)
Sobre o processo de formação dos espermatozoides humanos, analise:
1. No período de maturação, cada espermatócito I, pela divisão I da meiose, produz dois espermatócitos II, os quais, pela divisão II da meiose, originam quatro células denominadas espermátides. 2. Para cada espermatogônia – células diploides germinativas – são formadas quatro espermátides que são células haploides, mas não funcionam como gametas. 3. No período germinativo, as espermatogônias dividem-se, ativamente, por mitose e, durante a anáfase desse processo as células apresentam, momentaneamente, 92 cromossomos. 4. O processo de diferenciação das espermátides em espermatozoides denomina-se espermiogênese. 5. Na soma de todos os cromossomos encontrados nos espermatozoides, a partir de mil espermatogônias, são esperados noventa e dois mil cromossomos. 6. No período de crescimento, a espermatogônia transforma-se em espermatócito I.
Julgando a veracidade dessas afirmativas, temos:
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CONSULPLAN no concurso para Prefeitura de Campo Verde - MT. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Biologia, especificamente sobre Formação de Gametas: Gametogênese, Biologia Celular e Tecidual.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.