#Modelo de Organização Burocrática#Administração Estruturalista
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca COVEST-COPSET no concurso para UFPE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Administração: Conceitos Essenciais, especificamente sobre Modelo de Organização Burocrática, Administração Estruturalista.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Na estrutura burocrática estão prescritos os deveres e competências atribuídos a cada cargo na hierarquia organizacional, sendo que as atividades devem ser desempenhadas segundo padrões, normas e procedimentos claramente definidos, nos quais cada conjunto de ações está funcionalmente relacionado com a eficiência do trabalho e o alcance dos propósitos da organização. De acordo com essa concepção, analise as proposições abaixo.
1) Padrões, normas e procedimentos são racionais porque são coerentes com os objetivos visados pela organização. 2) A distribuição de atividades obedece ao caráter impessoal da burocracia, de modo que os procedimentos adotados são direcionados aos cargos e às funções da estrutura e não às pessoas envolvidas. 3) A estrutura burocrática, com seu caráter prescritivo, determina que o comportamento humano seja sempre o mesmo, embora algumas disfunções sejam permitidas para que se obtenha o desempenho necessário à execução das tarefas. 4) A estrutura burocrática preconiza que o atendimento ao público por parte dos funcionários seja feito com base nas regras de impessoalidade e da discricionariedade administrativa. 5) A estrutura burocrática funciona com base em regras que permitem à gestão atingir a eficiência, por meio de um modelo organizacional bem definido em termos de cargos, hierarquia, previsibilidade e racionalidade administrativa.