///
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca Quadrix no concurso para CRP - 9ª Região (GO). A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP Nº 10/2005), Legislação e Normas do Conselho Federal de Psicologia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O sigilo profissional tem por finalidade proteger a pessoa atendida. Todo psicólogo, em seu exercício profissional, está obrigado ao sigilo, sendo este um dos pontos fundamentais sobre os quais se assenta o trabalho profissional. Tendo em vista a preocupação em garantir o sigilo, algumas situações requerem reflexões e atenção especial:
I. Havendo necessidade do envio de informações sigilosas pelo correio para algum outro profissional, é preciso que no envelope seja colocada uma identificação de documento para que a correspondência possa chegar às mãos do destinatário.
II. Quando, por falta dos devidos cuidados, ocorre a quebra do sigilo, o profissional está incorrendo em falta ética.
III. Mesmo em casos excepcionais, não há possibilidade de o psicólogo decidir pela quebra do sigilo.
IV. Caso o psicólogo tenha dúvida sobre a decisão pela quebra do sigilo, é orientado a ele que busque o auxílio do próprio Conselho para ajudá-lo na reflexão crítica para uma tomada de decisão fundamentada.
Está correto o que se afirma em: