///
Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca FEPESE no concurso para SES-SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Enfermagem: Teoria e Prática, especificamente sobre Doenças Respiratórias Crônicas, Doenças Crônicas Não Infecciosas.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
As manifestações clínicas da Insuficiência Respiratória (IR) dependem dos efeitos da hipoxemia, da hipercapnia e da ação sinérgica sobre os tecidos nobres do organismo.
Identifique as afirmativas corretas sobre o assunto.
1. A hipoxemia é decorrente da diminuição da ventilação alveolar. Com o agravamento do quadro, o pulmão pode entrar em colapso, originando um shunt pulmonar e a retenção de CO2, caracterizando a hipercapnia.
2. A hipoxemia tem ação indireta no sistema nervoso vegetativo, por meio da produção de catecolaminas, originando alteração do padrão respiratório (taquipneia e polipneia).
3. Com o aumento da hipoxemia e a hipercapnia, os sintomas que exprimem os efeitos diretos da falta de oxigênio e da sobrecarga de anidrido carbônico são obnubilação, depressão e sonolência.
4. A hipoxemia tem ação direta, depressora nos tecidos e órgãos, causando cianose devido ao aumento da carboxihemoglobina no sangue.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.