///
Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca FEPESE no concurso para Prefeitura de Paraíso do Tocantins - TO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Nutrição e Dietética, especificamente sobre Nutrição ao Longo do Ciclo de Vida, Nutrição na Infância.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Analise as afirmativas abaixo em relação à classificação do estado nutricional de crianças.
1. Na classificação do estado nutricional em escore Z, quando o indicador de peso/idade (P/I) de uma criança encontra-se entre –1,1 a –2Z, é correto afirmar que a criança está moderadamente desnutrida.
2. O indicador estatura/idade (E/I) detecta o déficit de crescimento linear que ocorre geralmente por agravos nutricionais de longa duração. Quando a criança perde em altura, pode-se dizer que se trata de distúrbio nutricional antigo ou crônico.
3. O indicador peso/estatura (P/E) expressa a relação da massa corpórea para a estatura, a harmonia das dimensões. Deve ser utilizado para crianças a partir de cinco anos de idade.
4. Atualmente, considera-se a existência de três formas de desnutrição, segundo a classificação antropométrica: baixa estatura ou nanismo nutricional (E/I < –2DP); emagrecimento (P/E < –2DP e IMC/idade < –2DP); e baixo P/I (P/I < –2DP).
5. Na classificação do estado nutricional em escore Z, quando o indicador de peso/estatura (P/E) de uma criança encontra-se entre –1,1 a –2Z, é correto afirmar que a criança está com desnutrição leve.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.