///
Sobre a paralisia cerebral, analise os itens a seguir:
I - A paralisia cerebral é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo. Essas alterações são secundárias a uma lesão do cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas.
II - Há uma grande variação nas formas como a paralisia cerebral se apresenta, estando diretamente relacionadas à extensão do dano neurológico: lesões mais extensas do cérebro tendem a causar quadros mais graves.
III - As alterações da parte motora incluem, problemas na marcha (como paralisia das pernas), hemiplegia, alterações do tônus muscular (espasticidade caracterizada por rigidez dos músculos) e distonia.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca UNIVIDA no concurso para Prefeitura de Ipiranga - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fonoaudiologia, especificamente sobre Função Orofacial, Linguagem e Comunicação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.