///
A conservação e a restauração arquitetônica preservam o patrimônio cultural, exigindo rigor técnico e respeito à história das edificações. Assim, analise as afirmativas a seguir, considerando o contexto da restauração de um casarão tombado do século XIX em um município brasileiro:
I.A restauração de um casarão tombado deve seguir os princípios da Carta de Veneza (1964), priorizando a preservação das características originais, como materiais e técnicas construtivas, evitando intervenções que alterem sua autenticidade histórica, salvo em casos de reforço estrutural necessário.
II.A reintegração de elementos decorativos perdidos no casarão, como ornatos em gesso, pode ser realizada com materiais modernos, como fibra de vidro, desde que sejam visualmente idênticos aos originais, para reduzir custos sem comprometer o valor histórico.
III.A conservação preventiva do casarão pode dispensar a análise de patologias estruturais, como fissuras e infiltrações, desde que sejam realizados reparos estéticos regulares para manter a aparência do bem tombado.
Está correto o que se afirma em:
Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca UNIVALI no concurso para CIM-AMFRI - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Arquitetura e Urbanismo, especificamente sobre Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Tecnologia da Construção.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.