Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Nutrição e Dietética/
  4. Questão 457941201118690

De acordo com o atual relatório do Programa Conjunto das Nações Uni...

📅 2023🏢 PR-4 UFRJ🎯 UFRJ📚 Nutrição e Dietética
#Nutrição e HIV/AIDS#Terapia Nutricional

Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca PR-4 UFRJ no concurso para UFRJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Nutrição e Dietética, especificamente sobre Nutrição e HIV/AIDS, Terapia Nutricional.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201118690
Ano: 2023Banca: PR-4 UFRJOrganização: UFRJDisciplina: Nutrição e DietéticaTemas: Nutrição e HIV/AIDS | Terapia Nutricional
De acordo com o atual relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS, 2022), em 2021, existiam em torno de 38,4 milhões de pessoas vivendo com HIV (PVHIV), 75% tinham acesso ao tratamento e entre essas, 68% atingiram supressão viral. E segundo dados do Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS (2022), em 2021, foram registrados 35.246 casos de HIV/AIDS no Brasil. Houve a implementação de boas estratégias para a redução do número anual de novas infecções do HIV/ AIDS no mundo, como o uso contínuo da terapia antirretroviral/TARV, realização precoce de exames para diagnóstico, inovação tecnológica, acompanhamento do paciente, sistemas para coleta e análise das informações cada vez mais avançados e accessíveis. Com essas medidas, houve de fato redução do número de novos casos anuais, mas o valor permaneceu acima do que foi acordado nas metas inicialmente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sobre esse tema, analise as afirmativas:


I - Diante dos fatos, a OMS e a UNAIDS sugeriram uma nova meta: a criação do “quarto 90”, com o objetivo de mensurar a PVHIV em uso de TARV, com supressão viral e apresentando boa saúde, avaliada pelo número de comorbidades e pela auto percepção da qualidade de vida.

II - A TARV teve como resultado redução da mortalidade das PVHIV, consequentemente aumento da sobrevida dessa população, melhoria da qualidade de vida e supressão da carga viral. Por outro lado, o uso da TARV têm sido associado à distribuição anormal de gordura corporal (lipodistrofia), resistência à insulina, dislipidemia, obesidade, alterações ósseas, renais e hepáticas. Os inibidores de integrase podem aumentar o risco cardiovascular. 

III - A lipodistrofia é um grupo de desordens do tecido adiposo caracterizadas pela alteração seletiva de gordura de várias partes do corpo. A redistribuição de gordura pode acontecer em conjunto com alterações metabólicas. A lipodistrofia tem um impacto importante na qualidade de vida das PVHIV, causando-lhes problemas físicos, psicológicos e sociais. Estima-se que, para a lipodistrofia tornar-se visível, e necessária uma alteração de pelo menos 50% do tecido adiposo.

IV - Pode haver a lipoatrofia (redução da gordura em regiões periféricas), lipo-hipertrofia (acúmulo de gordura na região abdominal, presença de gibosidade dorsal, “ginecomastia” nos homens e aumento de mamas em mulheres e acumulo de gordura em diversos locais do corpo, como a região pubiana, entre outras) e a forma mista.

V - Uma recente meta análise Sarcopenia in people living with the Human Immunodeficiency Virus: a systematic review and meta-analysis publicada no European Journal of Clinical Nutrition (Oliveira et al., 2020) incluiu 2267 participantes e a prevalência estimada de sarcopenia foi de 24,1%. Uma afirmativa que pode justificar a prevalência de sarcopenia encontrada é: “Apesar dos avanços na TARV, as PVHIV ainda experimentam mais perda muscular do que as pessoas sem HIV”.


    Assinale a opção que corresponde à sequência correta, considerando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200379930Nutrição e Dietética

As crianças menores de 2 anos são mais vulneráveis a desnutrição e a deficiências de micronutrientes. E, embora seja comprovado o efeito protetor do a...

#Introdução Alimentar#Nutrição ao Longo do Ciclo de Vida
Questão 457941200506683Nutrição e Dietética

As fibras solúveis são utilizadas no tratamento nutricional das dislipidemias por reduzirem o colesterol plasmático total. Essa ação se deve:

#Terapia Nutricional#Nutrição e Dislipidemias
Questão 457941200649273Nutrição e Dietética

Em sua nova edição, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) apresenta-se com o propósito de melhorar as condições de alimentação, nutriçã...

#Programa Nacional de Alimentação e Nutrição#Nutrição e Saúde Coletiva
Questão 457941200653340Nutrição e Dietética

O leite materno é o primeiro alimento a ser oferecido de forma exclusiva ao lactente até os 6 (seis) meses de idade. Após os seis meses, o lactente pr...

#Nutrição ao Longo do Ciclo de Vida#Nutrição na Infância#Aleitamento Materno
Questão 457941200835448Nutrição e Dietética

O padrão dietético DASH (Dietary Approches to Stop Hypertension) está relacionado à redução pressórica em hipertensos adultos, sendo preconizada sua a...

#Nutrição e Doenças Cardiovasculares#Terapia Nutricional
Questão 457941201462396Nutrição e Dietética

Em relação ao tratamento nutricional para anemia falciforme, é correto afirmar que a dieta deve ser:

#Terapia Nutricional#Nutrição Funcional e Fitoterapia

Continue estudando

Mais questões de Nutrição e DietéticaQuestões sobre Nutrição e HIV/AIDSQuestões do PR-4 UFRJ