///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca FUNDEP (Gestão de Concursos) no concurso para Prefeitura de Uberaba - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Jornalismo e Mídia, especificamente sobre Gestão de Fontes, Verificação de Fatos, Jornalismo Cidadão, Elaboração de Notícias, Investigação Jornalística, Escrita Jornalística.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Leia os textos 1 e 2 a seguir.
Texto 1
“Neste novo sistema midiático, da era digital, o receptor também é emissor, com poder e controle sobre o conteúdo. O jornalismo está deixando de ser monopólio do jornalista. O jornalismo tem que descer de seu pedestal, pois não é mais feito de cima para baixo.”
CALMON. MediaOn, 2007. Jornalismo do cidadão – quem és tu? Frederico Correia. p. 11.
Texto 2
“Os jornalistas-cidadãos simplesmente não têm os recursos necessários para nos trazer notícias confiáveis. Falta-lhes não somente expertise e formação, mas relações e acesso à informação. Afinal, um CEO ou um político pode se recusar a colaborar com o cidadão médio, mas seria um tolo caso se recusasse a atender ao telefonema de um repórter ou editor do Wall Street Journal.
KEEN, Andrew. O culto do amador, 2007. p. 49.
Considerando os textos 1 e 2 e com relação ao jornalismo-cidadão, analise as afirmativas a seguir.
I. No texto 1, o autor explicita que o cidadão também pode produzir notícia, compartilhá-la e divulgá-la.
II. No texto 2, o autor aponta que os jornalistas, além do diploma e do conhecimento, têm também notoriedade e facilidade de acesso às fontes.
III. O texto 2 aponta que os jornais convencionais possuem força financeira e credibilidade para obter acesso às fontes.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):