Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201134883

Alguns trechos do texto foram reescritos e a pontuação, alterada. T...

📅 2019🏢 CONSULPAM🎯 Prefeitura de Quadra - SP📚 Língua Portuguesa
#Emprego dos Parênteses#Pontuação#Emprego das Aspas#Emprego da Vírgula

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca CONSULPAM no concurso para Prefeitura de Quadra - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Emprego dos Parênteses, Pontuação, Emprego das Aspas, Emprego da Vírgula.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201134883
Ano: 2019Banca: CONSULPAMOrganização: Prefeitura de Quadra - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Emprego dos Parênteses | Pontuação | Emprego das Aspas | Emprego da Vírgula
Texto associado

Leia atentamente o texto abaixo e responda à questão.

TEXTO I


Idosos são mais propensos a espalhar notícias falsas Um estudo apontou que pessoas com mais de 65 anos são mais propensas a divulgar na internet notícias falsas, também chamadas de "fake news".

O artigo - assinado por Andrew Guess, da Universidade Princeton, e Jonathan Nagler e Joshua Tucker, da Universidade de Nova York (NYU), ambas nos EUA - foi publicado pela revista científica Science Advances na última quarta-feira (9). Nele, os autores analisaram as publicações de um grupo de usuários do Facebook durante a campanha presidencial americana, em 2016.

A pesquisa concluiu que, de forma geral, o "compartilhamento de artigos de sites de notícias falsas foi uma atividade rara". "A ampla maioria dos usuários do Facebook no nosso banco de dados (91,5%) não divulgou nenhum artigo de portais de notícias falsas em 2016", dizem os autores.

Mas o estudo identificou que os usuários na faixa etária mais velha, acima dos 65 anos, compartilharam sete vezes mais artigos de portais de notícias falsas do que o grupo etário mais jovem (18 a 29 anos).

Dentre os que divulgaram notícias falsas, havia mais eleitores do Partido Republicano (38 usuários) - grupo político do presidente Donald Trump - do que do Partido Democrata (17). Ao todo 18,1% dos eleitores republicanos analisados pelo estudo divulgaram notícias falsas, ante 3,5% dos eleitores democratas.

Para definir quais sites eram difusores de "fake news", os autores se basearam em listas de acadêmicos e jornalistas, entre os quais uma elaborada pelo jornalista Craig Silverman, do portal BuzzFeed.

Influência de "fake news" em eleições A eleição de Trump - assim como a de Jair Bolsonaro (PSL) no Brasil - foi marcada por discussões sobre a possível influência das chamadas "fake news" - conteúdos falsos divulgados como se fossem notícias verdadeiras, muitas vezes para gerar receitas publicitárias.

Alguns analistas afirmaram que esses conteúdos tiveram um impacto que pode ter afetado o resultado eleitoral nos EUA em 2016. Os autores do artigo dizem, porém, que estudos indicam que esses argumentos "são exagerados".

A pesquisa afirma ainda que as pessoas que compartilhavam mais notícias eram em geral menos propensas a divulgar conteúdos falsos. "Esses dados são consistentes com a hipótese de que pessoas que compartilham muitos links têm mais familiaridade com o que elas estão vendo e são mais aptas a distinguir notícias falsas de notícias reais", diz o estudo.

Os autores apontam, porém, que não foi possível descobrir se os participantes sabiam que estavam divulgando notícias falsas. Os pesquisadores dizem também que os achados indicam que questões demográficas devem ser mais enfocadas em pesquisas sobre o comportamento político, conforme a população americana envelhece e a tecnologia muda com grande velocidade.


https://www.bbc.com/portuguese/brasil46849533?ocid=socialflow_facebook. Acesso em: 12 jan. 2019.

Alguns trechos do texto foram reescritos e a pontuação, alterada. Tome por base as regras de pontuação e assinale a alternativa em que se encontra inadequação. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200442604Língua Portuguesa

A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão. A função sintática do termo sublinhado na sentença acima é:

#Termos Integrantes da Oração#Sintaxe
Questão 457941200823239Língua Portuguesa

O propósito comunicativo de um texto diz respeito à finalidade ou intuito da comunicação. A análise dos elementos característicos do texto “Malala: sí...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200891479Língua Portuguesa

Em “Os resultados somam-se a várias outras evidências de que crianças possuem habilidades inatas”, o trecho destacado classifica-se, CORRETAMENTE, com...

#Orações Subordinadas Substantivas#Sintaxe
Questão 457941200921825Língua Portuguesa

Considere as seguintes definições da palavra toada:I- Ação ou efeito de toar.II- Notícia infundada, boato.III- Som indistinto de vozes ou de instrumen...

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201272005Língua Portuguesa

A palavra ‘discrepância’ no trecho “Para entender melhor a discrepância entre idade cronológica e idade imunológica [...]” significa:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941202063120Língua Portuguesa

Considerando o período “Surgiu na Nicarágua uma língua completa, o Idioma Nicaraguense de Sinais”, assinale a alternativa CORRETA.

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Emprego dos ParêntesesQuestões do CONSULPAM