Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201136872

Em relação aos usos linguísticos de classes de palavras, marque V p...

📅 2021🏢 UFR🎯 UFR📚 Língua Portuguesa
#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal#Numerais#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe#Morfologia dos Pronomes#Morfologia

1

457941201136872
Ano: 2021Banca: UFROrganização: UFRDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia Verbal | Flexão de Tempo Verbal | Numerais | Regência Verbal e Nominal | Sintaxe | Morfologia dos Pronomes | Morfologia
Texto associado


A lógica norueguesa


De todas as viagens que fiz, nenhum povo me surpreendeu mais do que o norueguês. Estive por lá num início da primavera e fiquei intrigado com um trator que arava a terra no acostamento da rodovia onde eu trafegava. Logo descobri: o governo da Noruega paga aos fazendeiros para fazer jardins ao lado das rodovias. Certamente viajar rodeado por flores agradaria muito mais a qualquer turista. (...)

Dinheiro não é problema. A Noruega é um dos 10 maiores exportadores de petróleo do mundo. O governo tem reservas para sustentar o país por 100 anos se não entrar mais um centavo nos cofres públicos e ocupa a 6ª posição entre os menos corruptos (a Dinamarca é o primeiro e o Brasil… bem, deixa isso pra lá). Nem por isso há distribuição de grana, o governo aperta o cidadão, cobra altos impostos, e assim mantém as pessoas sempre desafiadas para ganhar a vida.

Quem manda é um rei, talvez a única monarquia que foi eleita no mundo. Em 1905, a Noruega não quis mais fazer parte da Suécia e em um plebiscito decidiu pela separação com 99,95% dos votos (só 184 eleitores votaram contra). Decidiram também pela monarquia, mas faltava um rei. Convidaram então Carlos da Dinamarca, que só aceitou a missão depois que um plebiscito aprovou seu nome por esmagadora maioria. O atual monarca é Haroldo V da Noruega.

Talvez você se lembre de que um dos quadros da série O Grito foi roubado e os ladrões deixaram até um bilhete (“obrigado pela falta de segurança”). Mas não foi por acaso: os responsáveis pela segurança se preocuparam que alguém pudesse se ferir em um assalto e isso seria mais intolerável que qualquer roubo. “Todo mundo sabe que esse quadro é nosso, ninguém vai comprar”, disseram os noruegueses. Tiro e queda, o quadro voltou.

É claro que um povo assim não se contentaria apenas em separar o lixo com rigor. Isso é para principiantes. Lá eles usam o lixo não reciclável para queimar e produzir energia elétrica. Imagina fazer um lixão num país tão lindo! Só que sempre surge um novo problema: falta lixo. Agora a Noruega se tornou importadora de lixo para produzir energia elétrica.

Gostei tanto que quis trazer para casa um aquavit, a bebida típica, com seus 40% de teor de álcool. No supermercado só achei cerveja e tive de perguntar. Não, não, destilados só em lojas controladas pelo governo (o vinmonopolet) que só vende para maiores de idade e jamais para pessoas embriagadas. Achei uma loja de licor e criei coragem de sacar meu cartão de crédito para pagar uma pequena fortuna pela garrafa. A vendedora, até então uma simpática idosa, me olhou horrorizada enquanto dizia: “como assim, você quer pagar bebida alcoólica com cartão de crédito?”. Tem toda lógica, convenhamos.

ARAÚJO, R. Disponível em: https://www.revistaviajemais.com.br/a-logica-norueguesa/#more-1248. Acesso em: 08/07/21

Em relação aos usos linguísticos de classes de palavras, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 


( ) Há exemplos de numerais cardinais e ordinais no segundo parágrafo, como: um e primeiro.


( ) Os termos: todas, nenhum, eu, muito são exemplos de usos de pronomes, no primeiro parágrafo.


( ) Em: Decidiram também pela monarquia, mas faltava um rei, temos exemplos de dois verbos flexionados no pretérito imperfeito do indicativo.


( ) Na sentença: Agora a Noruega se tornou importadora de lixo para produzir energia elétrica, a regência do verbo tornar-se exige o uso de preposição.


Assinale a sequência correta

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2021 pela banca UFR no concurso para UFR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia Verbal, Flexão de Tempo Verbal, Numerais, Regência Verbal e Nominal, Sintaxe, Morfologia dos Pronomes, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200132010Língua Portuguesa

A respeito da linguagem utilizada no texto, analise as afirmativas. I- O texto abusa dos usos próprios da linguagem oral, como bem, deixa isso pra lá....

#Categorias Textuais#Análise Textual#Diversidade Linguística#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941200192972Língua Portuguesa

A organização das ideias no texto segue o padrão descrito em

#Tipos Textuais#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200505632Língua Portuguesa

A principal crença a respeito de Napoleão – que ele sofria de um complexo napoleônico e queria dominar o mundo – é quase sempre atribuída a sua baixa ...

#Pontuação#Emprego da Vírgula#Emprego do Travessão
Questão 457941200585363Língua Portuguesa

A leitura atenta do segundo parágrafo mostra a presença de um recurso expressivo, denominado antítese, que busca o efeito de sentido de

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941200806787Língua Portuguesa

Sobre as relações morfossintáticas do texto, assinale a afirmativa correta.

#Morfologia Verbal#Sintaxe#Morfologia dos Pronomes
Questão 457941200900735Língua Portuguesa

Na frase Não gostava de conceder entrevistas, fosse para falar sobre minha empresa, fosse para falar sobre filantropia., o verbo falar significa dizer...

#Semântica Contextual#Sintaxe#Análise Textual#Regência Verbal e Nominal
Questão 457941200943783Língua Portuguesa

A respeito do texto, assinale a afirmativa em que a característica dada é própria do gênero textual ao qual o texto pertence.

#Categorias Textuais#Análise Textual
Questão 457941201543947Língua Portuguesa

O adjetivo, palavra que caracteriza os seres, refere-se sempre a um substantivo explícito ou subentendido na frase, com o qual concorda. Sua flexão po...

#Adjetivos#Morfologia
Questão 457941201647148Língua Portuguesa

Reescrevendo as duas últimas frases em um único período, com coesão e correção gramatical, sem alteração do sentido, fica:

#Semântica Contextual#Reescrita Textual#Análise Textual#Estrutura Textual
Questão 457941201863487Língua Portuguesa

O texto constrói a coesão com base em diversos elementos linguísticos. Sobre esses elementos, assinale a afirmativa correta.

#Paralelismo Estrutural#Análise Textual#Sintaxe#Estrutura Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Morfologia VerbalQuestões do UFR