///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca FIOCRUZ no concurso para FIOCRUZ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva, especificamente sobre Gestão e Planejamento em Saúde Pública.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Sobre a Reforma Sanitária Brasileira, há três intelectuais brasileiros, conforme apresentado na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência de autoria com as três assertivas apresentadas na ColunaII.
Coluna I
1. Jairnilson Paim
2. Sergio Arouca
3. Jaime A. A. Oliveira
Coluna II
( ) Esta análise do sistema de saúde pôde, com outras palavras, ser repetida pela maioria das pessoas presentes. Ela está clara para o usuário, que encontrava centros de saúde funcionando só meio período; onde os profissionais que são contratados por seis horas trabalham só duas; onde falta de higiene transforma o local numa verdadeira pocilga; onde faltam medicamentos; onde o indivíduo não é tratado com o mínimo de dignidade humana, isto é, alguém com nome e sobrenome; onde todos os homens são transformados em “Zé” e todas as mulheres em “dona Maria”.
( ) Em linhas gerais, esta é a tese defendida: a Reforma Sanitária Brasileira reduziu-se a uma reforma parcial, inscrita nas suas dimensões setorial e institucional com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). O resto é retórica.
( ) a idéia de que a mera incorporação de novos (e mesmo heterodoxos) atores ao “policy-making” governamental, sem que esta incorporação se faça acompanhar de uma problematização e um enfrentamento dos temas básicos da “quebra” do Estado, e da luta pela hegemonia, apenas nos levará, na melhor das hipóteses, a repor, de uma forma modernizada e atualizada, a estratégia social-democrata de mera “ocupação” e gestão “humanizada” do Estado capitalista, com as conhecidas consequências políticas deste fato.
A sequência correta, de cima para baixo, é: