A resolução do Conselho Federal de Psicologia n. 007/2003 instituiu...
🏢 PUC-PR🎯 DPE-PR📚 Psicologia Geral
#Manual de Elaboração de Documentos Psicológicos (Resolução CFP n° 006/2019)#Legislação e Normas do Conselho Federal de Psicologia
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca PUC-PR no concurso para DPE-PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Manual de Elaboração de Documentos Psicológicos (Resolução CFP n° 006/2019), Legislação e Normas do Conselho Federal de Psicologia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A resolução do Conselho Federal de Psicologia n. 007/2003 instituiu o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelos psicólogos, decorrentes da avaliação Psicológica. Em relação a elaboração de informes, laudos e pareceres, é CORRETO afirmar:
I. Na área Jurídica os documentos elaborados pelo psicólogo são considerados como provas processuais, isto é, elementos que corroboram para a elucidação de controvérsias e para decisões judiciais.
II. A elaboração de informes ou informações circunstanciadas sobre a demanda atendida costuma ser a primeira comunicação do psicólogo em processos verificatórios, quando o profissional realiza uma primeira abordagem do caso e propõe um estudo psicológico de caso.
III. Na situação judiciária, a adequação dos instrumentos está relacionada à natureza do processo judicial (verificatório, contencioso), da natureza e gravidade das questões tratadas no processo (criança e adolescente em situação de risco), do tempo institucional e da livre escolha do profissional.
IV. Os relatórios psicológicos, embora destinados a assessorar o magistrado para decisões judiciais, não podem ser acessados pelo sujeito da avaliação. Por exemplo, um jovem adotivo que deseja conhecer suas origens e pede o desarquivamento do processo judicial.