Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201205211

“Esse papel cabe ao Estado e aos governos, quetêm se mostrado pouco...

📅 2025🏢 SELECON🎯 Prefeitura de Sinop - MT📚 Língua Portuguesa
#Orações Subordinadas Adjetivas#Sintaxe

Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca SELECON no concurso para Prefeitura de Sinop - MT. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Orações Subordinadas Adjetivas, Sintaxe.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201205211
Ano: 2025Banca: SELECONOrganização: Prefeitura de Sinop - MTDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Orações Subordinadas Adjetivas | Sintaxe
Texto associado

Leia o texto a seguir:


Um país que não sabe contar


    Sabe-se há décadas que a educação nacional, em todas as áreas, não é das melhores. Do ensino infantil à pós-graduação, o sistema educacional brasileiro patina desastrosamente, como comprovam, de tempos em tempos, as avaliações feitas com nossos estudantes. Um desses testes internacionais, o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study, ou Tendências em Estudos Internacionais de Matemática e Ciências), cujos resultados relativos a 2023 foram divulgados este mês, colocou o país entre os piores do mundo quando o assunto é matemática.


    O TIMSS avalia estudantes do 4º e do 8º ano do ensino fundamental de mais de 50 países. No exame de matemática para estudantes do 4º ano do ensino fundamental, o Brasil terminou na 55ª posição entre 58 países, atrás de nações como Irã e Uzbequistão. Do total de alunos avaliados, apenas 49% atingiram 400 pontos, patamar de quem consegue somar e subtrair números de até três dígitos e aplicar conceitos iniciais de geometria. Os outros 51% não foram capazes de atingir esse nível. A média internacional foi de 503 pontos.


    Pior ainda foi o desempenho dos estudantes brasileiros do 8º ano do ensino fundamental. O Brasil ficou no penúltimo lugar, só ultrapassando Marrocos, com 378 pontos e atrás de países como Irã, África do Sul e Malásia. A média internacional foi de 478 pontos. A profi ciência dos alunos em ciências também foi avaliada. Nessa disciplina, o Brasil se saiu um pouco melhor, mas ainda muito atrás no ranking, fi cando em 51º, entre 58 países, no 4º ano; e em 33º lugar entre 42 países no 8º ano.


    Tamanho desastre não tem uma única causa. Especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo apontam que há vários fatores envolvidos, incluindo a desmotivação dos próprios pais e familiares em cobrar melhor qualidade no ensino e se envolver diretamente no acompanhamento do que é ensinado às crianças – no Brasil, de acordo com a Constituição, a responsabilidade pela educação é compartilhada pelo Estado e pela família. Mas a família nem de longe é o fator fundamental para o baixo desempenho dos estudantes brasileiros. Esse papel cabe ao Estado e aos governos, que têm se mostrado pouco efetivos na busca por uma educação realmente de qualidade.



Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/timss-brasil-matematicapais-que-nao-sabe-contar/. Acesso em 07/01/2025. Excerto.  

“Esse papel cabe ao Estado e aos governos, quetêm se mostrado pouco efetivos na busca por uma educação realmente de qualidade” (4º parágrafo). A oração introduzida pelo elemento em destaque classifica-se como:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200288783Língua Portuguesa

“Nos últimos anos, o termo também começou a ser associado ao comprometimento cognitivo que muitas pessoas vivem durante ou após a Covid-19” (7º parágr...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200532521Língua Portuguesa

Uma possível inferência, a partir da leitura do texto, é que:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200641479Língua Portuguesa

O poema de Ferreira Gullar faz uma crítica à desigualdade social e econômica no Brasil. A estrofe que melhor exemplifica essa crítica é a:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200992521Língua Portuguesa

No primeiro parágrafo, o emprego dos parênteses introduzida com valor de:

#Compreensão e Interpretação Textual#Emprego dos Parênteses#Análise Sintática#Pontuação#Análise Textual#Sintaxe
Questão 457941201420679Língua Portuguesa

Segundo o texto, há uma “antiga controvérsia territorial” entre Venezuela e Guiana. No contexto de uso, a palavra grifada significa:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201433639Língua Portuguesa

A discussão central do texto se baseia em:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Orações Subordinadas AdjetivasQuestões do SELECON