Um paciente com vinte e seis anos de idade, sem antecedentes patoló...
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para STF. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psiquiatria, especificamente sobre Neuropsicofarmacologia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Um paciente com vinte e seis anos de idade, sem antecedentes patológicos pregressos, relatou que tinha utilizado cocaína abusivamente, havia duas horas e, desde então, iniciou quadro de dor torácica em aperto, de forte intensidade, palpitações, sudorese e tremores. No exame físico, ele encontrava-se sudorético, taquipneico, com saturação de O2 de 93%, pressão arterial de 196 mmHg × 108 mmHg, frequência cardíaca de 116 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros, sendo o restante do exame físico normal. A dosagem das enzimas cardíacas CK-MB massa e troponina não revelou anormalidades. O eletrocardiograma demonstrou taquicardia sinusal.
A partir dessas informações, julgue o item subsequente.
A opção terapêutica mais indicada nesse caso clínico é o uso de metoprolol por via intravenosa, visando à redução da taquicardia e da hipertensão arterial.