///
Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca CPCON no concurso para Prefeitura de Pombal - PB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fonoaudiologia, especificamente sobre Função Orofacial.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Um estudo realizado por Santos, Reis e Amaral (2021) analisou os impactos do trauma facial no sistema estomatognático em pacientes atendidos em um hospital de urgência e emergência no Brasil. O estudo destacou que os acidentes de trânsito são a principal causa de traumas faciais e que suas consequências podem comprometer funções vitais, como mastigação, deglutição e articulação da fala. Além disso, identificou-se que as lesões mais frequentes incluem fraturas no esqueleto facial, lesões em tecidos moles e limitações na abertura da boca, impactando diretamente a qualidade de vida das vítimas. Diante desse contexto, analise o caso abaixo:
Paciente de 27 anos, sexo masculino, motociclista, que foi vítima de colisão em alta velocidade. No atendimento hospitalar, apresentava edema facial severo, fratura da mandíbula (região sinfisária), fratura do maxilar esquerdo e avulsão dentária. O exame clínico revelou limitação na amplitude de abertura da boca, dificuldade na articulação da fala e desvio na mordida.
Com base no estudo mencionado e nos conhecimentos sobre os impactos do trauma no sistema estomatognático e sua relação com a função orofacial, assinale a alternativa CORRETA.