Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201234160

Dos períodos compostos transcritos a seguir, aquele que está estrut...

📅 2015🏢 FUNCAB🎯 ANS📚 Língua Portuguesa
#Orações Subordinadas Adjetivas#Orações Coordenadas Assindéticas#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe

Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca FUNCAB no concurso para ANS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Orações Subordinadas Adjetivas, Orações Coordenadas Assindéticas, Orações Coordenadas Sindéticas, Sintaxe.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201234160
Ano: 2015Banca: FUNCABOrganização: ANSDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Orações Subordinadas Adjetivas | Orações Coordenadas Assindéticas | Orações Coordenadas Sindéticas | Sintaxe
Texto associado

                                Arquimedes, o bom repórter

      Faz parte do meu ofício inventar. Mentir, sem qualquer consideração teológica. Preencher as páginas em branco, esforçando-me por criar heróis mesquinhos e sublimes. Um ofício que se funde com as adversidades do cotidiano e que, pautado por uma estética insubordinada, comporta todas as escalas morais, afugenta os ideários uniformizadores.

      A literatura brota de todos os homens, de todas as épocas. Sua ambígua natureza determina que os escritores integrem uma raça fadada a exceder-se. Seus membros, como uma seita, vivem na franja e no âmago da realidade, que constrange e ilumina ao mesmo tempo. E sem a qual a criação fenece. A arte dos escritores arregimenta a sucata e o sublime, o que se oxida em meio aos horrores, o que se regenera sob o impulso dos suspiros de amor. Apalpa a matéria secreta que sangra e aloja-se nos porões da alma.

      Há muito sei que a escrita não poupa o escritor. E que, ao ser um martírio diário, coloca-o a serviço do real. E enquanto este mero exercício de acumular palavras, de dar-lhes sentido, for um ato de fé no humano, a literatura seguirá sendo protagonista do enigma que envolve vida e morte. Uma arte que geme, emite sinais, desenha signos, e que constitui uma salvaguarda civilizadora perante a barbárie. Em cujas páginas batalha-se pelo provável entendimento entre seres e situações intoleráveis. Como se por meio de certos recursos estéticos fosse possível conciliar antagonismos, praticar a tolerância, ativar sentimentos, testar os limites da linguagem e da ambiguidade da solidão humana. Salvar, enfim, os seres trágicos que somos.

    Não sei ser outra coisa que escritora. Já pelas manhãs, enquanto crio, apalpo emoções benfazejas, sentimentos instáveis, a substância sob o abrigo do sinistro e da esperança. Tudo o que a realidade abusiva refuta. É mister, contudo, combater os expurgos estéticos para narrara história jamais contada.

      A criação literária, porém, que se faz à sombra da comunidade humana, aproximou-me sempre daqueles cujas experiências pessoais eram vizinhas no ato de escrever. Por isso, desde a infância, senti-me irmanada aos jornalistas no uso das palavras e na maneira de captar o mundo. E a tal ponto vinculada aos jornais que nos vinham a casa, já pelas manhãs, que disputava com o pai o privilégio de lê-los antes dele. De aproximar-me destas páginas vivazes que, arrancando-me da sonolência, proclamavam que a vida despertara antes de mim. O drama humano não tinha instante para começar, precedera-me há horas, há milênios.

PINON, Nélida. Aprendiz de Homero. Rio de Janeiro: Editora Record,2008,p.81-82,fragmento.

Dos períodos compostos transcritos a seguir, aquele que está estruturado em relações de subordinação e coordenação entre as orações é:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200322076Língua Portuguesa

O período “O gasto das verbas públicas, quase sempre escassas, deve ser otimizado.” encontra-se na voz passiva. Assinale a alternativa em que se reesc...

#Morfologia Verbal#Flexão de Voz Verbal
Questão 457941200500599Língua Portuguesa

"... faz com os ombros um protesto de RESIGNAÇÃO.” (§ 3)Considere o valor semântico do sufixo formador do vocábulo acima em maiúsculas. Pode-se afirma...

#Paralelismo Estrutural#Análise Textual
Questão 457941200808270Língua Portuguesa

“Mas VIVI! E ainda VIVO. Não passo pela vida. E você também não deveria passar.” Os verbos destacados nessa estrofe estão conjugados, respectivamente,...

#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal#Flexão de Modo Verbal
Questão 457941201345052Língua Portuguesa

Em um dos trechos abaixo a palavra destacada foi empregada em sentido conotativo. Aponte-o.

#Sentido Literal e Figurado#Análise Textual
Questão 457941201487065Língua Portuguesa

O sentido contextuai da palavra destacada em “Não se impacientava SEQUER com o grupo heterogêneo.” é equivalente ao de:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201736533Língua Portuguesa

Sobre a acentuação das palavras do texto é correto afirmar:

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Orações Subordinadas AdjetivasQuestões do FUNCAB