Os acidentes vasculares encefálicos (AVE) são a causa mais comum da disfunção neurológica na população adulta, sendo responsáveis por cerca de 25% dos óbitos nos países desenvolvidos e por boa parte da incapacidade que atinge os mais idosos. Dos pacientes que sofrem um AVE, 1/3 morrerá, 1/3 sobreviverá com grave disfunção e os restantes terão uma boa recuperação, com independência funcional. A hemiplegia pode ser o resultado desse tipo de lesão e se caracteriza pela perda dos movimentos voluntários em uma metade do corpo acompanhada pela alteração do tônus muscular. Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Se o padrão dominante for o espástico, será preferencialmente em flexão no membro inferior e em extensão no membro superior. 2. A linguagem pode estar comprometida, o que geralmente ocorre quando o lado da plegia é o esquerdo. 3. Em pessoas de meia idade ou idosos, a causa mais provável da hemiplegia é a isquemia ou hemorragia cerebral, pelas degenerações dos vasos sanguíneos e pela pressão arterial excessivamente alta. 4. Inicialmente, o tônus muscular poderá estar aumentado (espasticidade) ou diminuído (flacidez) ou ambas as coisas de uma vez.
Assinale a alternativa correta.
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca NC-UFPR no concurso para HC-UFPR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fisioterapia e Reabilitação, especificamente sobre Princípios Neurológicos em Fisioterapia, Reabilitação Neurológica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.