///
Considere as afirmações abaixo sobre a mastite e qualidade do leite das vacas e, em seguida, assinale a opção que indica quais são VERDADEIRAS:
I - Os tetos devem ser lavados sempre que estiverem sujos de fezes, barro ou outro material. Na lavagem dos tetos, deve-se usar o máximo de quantidade de água, e é necessário secá-los cuidadosamente antes de se proceder à ordenha. Deve-se lavar todo o úbere, e não apenas os tetos.
II - O Wisconsin Mastite Teste (WMT) é um teste muito empregado para identificar vacas com mastite subclínica na fazenda. O teste é feito ao pé da vaca. Mistura-se o leite com o reagente (à base de um detergente), homogeneíza-se e fazse a leitura após 10 segundos. De acordo com a quantidade de células somáticas presentes no leite, forma-se um gel de espessura variada.
III - A maioria dos casos de mastite é causada por bactérias, mas outros tipos de microrganismos, incluindo leveduras, micoplasmas e até mesmo algas, podem, ocasionalmente, estar envolvidos. Os principais microrganismos contagiosos são Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae. A disseminação desses agentes ocorre de um quarto mamário infectado para outro ou de uma vaca para outra, durante o processo de ordenha, principalmente pelas mãos do ordenhador ou do equipamento de ordenha.
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca Instituto Referência no concurso para Prefeitura de Rio Bonito - RJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina Veterinária, especificamente sobre Medicina de Bovinos e Pequenos Ruminantes, Medicina Veterinária Clínica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.