///
O tratamento fonoaudiológico em motricidade orofacial requer uma avaliação detalhada para que os passos da terapia sejam desenvolvidos com êxito. “Pedro, 11 anos de idade, foi encaminhado pelo pediatra para avaliação fonoaudiológica. A queixa trazida pela mãe foi de que o filho chupa dedo e a pediatra disse que ele fala com a língua entre os dentes.” Com base no caso descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Se Pedro apresentar maloclusão dentária, deve realizar o tratamento fonoaudiológico de forma efetiva, após o tratamento ortodôntico.
II. Se Pedro apresentar respiração mista ocasionada pela impossibilidade de vedamento labial sistemático, deve ser encaminhado ao otorrinolaringologista.
III. Um dos fatores pelos quais Pedro não possui possibilidade de vedamento labial assistemático pode ser devido à presença de hábito deletério.
IV. O tratamento dos hábitos deletérios deve ser iniciado pela orientação aos pais.
Estão corretas as afirmativas
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca CONSULPLAN no concurso para Prefeitura de Cascavel - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fonoaudiologia, especificamente sobre Função Orofacial.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.