A análise dos determinantes sociais de saúde nos permite intervenções no sentido de ampliar políticas púbicas que possam reduzir as iniquidades, desigualdades consideradas injustas, e avançar para políticas de saúde com mais equidade (PASSOS NOGUEIRA, 2010).
Considere os itens a seguir sobre o papel da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), na atuação no processo saúdedoença:
I. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) precisa ter consciente seu papel de educador em saúde e conjuntamente saber o resultado que quer atingir em cada situação.
II. Ao prestar a assistência ao indivíduo, à família ou à comunidade há que se considerar quem é ou quem são os usuários, como se apresentam na situação de necessidade de saúde, seus direitos, deveres, valores e prerrogativas.
III. O processo saúde-doença é um dos pontos centrais para os profissionais da saúde que buscam promover a saúde, cuidando para que as pessoas possam ter, tanto quanto possível, uma boa qualidade de vida, mesmo quando as limitações se estabelecem.
Assinale a única alternativa correta.