Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201335394

Após a conclusão da arena, fez questão de tirar carteira de habilit...

📅 2014🏢 COMPERVE - UFRN🎯 Prefeitura de Boa Saúde - RN📚 Língua Portuguesa
#Conjunções#Morfologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca COMPERVE - UFRN no concurso para Prefeitura de Boa Saúde - RN. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Conjunções, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201335394
Ano: 2014Banca: COMPERVE - UFRNOrganização: Prefeitura de Boa Saúde - RNDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Conjunções | Morfologia
Texto associado
                                    Com a força de um trator

   A primeira mulher a operar máquinas pesadas no Estádio Mané Garrincha
      conta como superou o preconceito e mudou os rumos de sua carreira

      Eunice da Silva Oliveira teve de aprender cedo a superar desafios. Ficou viúva cedo e precisou sustentar sozinha a filha de 11 meses. Hoje, aos 39 anos, orgulha -se em dizer que Thaís, que tem 18, já está na faculdade, incentivada pelo perfil trabalhador e arrojado da mãe. Características que afloraram novamente em 2011, no canteiro de obras do Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Oito meses depois de ser admitida para serviços de limpeza, Eunice foi promovida. Assumiu a direção de uma empilhadeira e passou a ser a primeira mulher a operar máquinas pesadas na obra.

      O salário aumentou de 730 para 4.200 reais. Entre as novas atribuições, estavam empilhar e suspender meia tonelada de tijolos por dia. “Nunca tive medo de pegar no pesado", diz. Eunice já tinha carteira de habilitação, mas foi selecionada para a vaga após um curso de condução de veículos pesados de três dias.

      Reconstruída, a arena Mané Garrincha teve sua capacidade ampliada de 45.000 para 70.800 lugares, obra que custou 1,2 bilhão de reais e levou 1.027 dias para ficar pronta.

Olhar feminino

     No começo, ela lutou para se familiarizar com o novo universo. Além da tensão por causa da enorme responsabilidade, Eunice enfrentou algumas piadinhas machistas. “Sempre tinha um que soltava uma graça, 'cuidado que é mulher no volante', mas a maioria me dava apoio". Operando uma das empilhadeiras, virou exemplo de superação entre os operários. “ Não acho que é um serviço só para homens e muito menos que deixo de ser feminina", afirma Eunice, que não abria mão do batom antes de iniciar a jornada de trabalho.

      Com o dinheiro que ganhou na obra da Copa, Eunice quitou suas dívidas, reformou a casa e comprou um carro novo. “E ainda consegui guardar um dinheirinho na poupança", conta. Estimulada pela experiência no Mané Garrincha, Eunice quis permanecer no setor da construção civil. Após a conclusão da arena, fez questão de tirar carteira de habilitação na categoria D para também poder dirigir ônibus, caminhões e outros tipos de tratores. Passou cinco meses desempregada, até ser contratada por uma empresa em Brasília, e hoje segue dirigindo veículos pesados. “As empreiteiras em geral dão preferência aos homens, mas acabei conseguindo por causa da minha experiência no Mané Garrincha".

      E, mesmo não sendo muito fã de futebol, a operária pretende viver a emoção de assistir a pelo menos um jogo no estádio que ajudou a erguer. “Sempre que passo lá, bate uma saudade daqueles tempos. Foi um trampolim para mim e para muitos amigos que tive o prazer de conhecer". 

Abril na Copa – Edição especial. Placar. São Paulo: Editora Abril, n. 1391, jun. 2014. [Adaptado] 
Após a conclusão da arena, fez questão de tirar carteira de habilitação na categoria D para também poder dirigir ônibus, caminhões e outros tipos de tratores. 

A palavra destacada, no trecho, funciona como
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200042264Língua Portuguesa

Considere o período:Há algum mistério na execução do que vemos nas revistas e nos jornais, (1º) pois nem todas as pessoas interpretam, (2º) do mesmo m...

#Pontuação
Questão 457941200269795Língua Portuguesa

No texto, entrecruzam-se, dominantemente, os tipos textuais

#Tipos Textuais#Análise Textual
Questão 457941201320974Língua Portuguesa

Sobre o uso da vírgula no excerto, analise as afirmativas abaixo.I As duas primeiras vírgulas são de uso facultativo. II As cinco primeiras vírgulas s...

#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941201459434Língua Portuguesa

No texto, há um uso recorrente da ironia. Analise os enunciados abaixo, considerando a existência desse traço estilístico na situação de produção.I “H...

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941201648700Língua Portuguesa

A linguagem empregada no texto tende à

#Análise Textual
Questão 457941201751794Língua Portuguesa

Considere os trechos destacados nos parágrafos: O que ocorre entre a receita e sua realização é um conflito entre teoria e prática. Decepcionar-se é f...

#Funções Morfossintáticas do Pronome SE

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre ConjunçõesQuestões do COMPERVE - UFRN