///
Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para TRT - 7ª Região (CE). A questão aborda conhecimentos da disciplina de Odontologia Clínica, especificamente sobre Odontologia Pediátrica, Prevenção e Controle de Cáries, Cirurgia Pediátrica, Materiais Dentários, Diagnóstico de Cáries, Instrumentação Odontológica, Estudo das Cáries, Odontologia Pré-Clínica, Ortodontia e Ortopedia Dentofacial, Cronologia de Erupção Dentária.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Caso clínico 5A4BBB
Uma mãe procurou serviço odontológico para o filho de nove anos de idade que estava com o elemento 84 muito destruído por cárie, com indicação de extração. Radiograficamente, observou-se ter havido perda óssea na região periapical e que o elemento dentário 44 estava com um terço da raiz formada, compatível com estágio 7 de Nolla.
Com relação ao caso clínico 5A4BBB, julgue os itens seguintes.
I Pode ser indicada a colocação de um mantenedor de espaço tipo banda-alça, visando-se à preservação da integridade da evolução normal da oclusão, mesmo considerando-se o estágio 7 de Nolla.
II A banda-alça constitui um aparelho fixo indicado para a manutenção de espaço de um ou mais dentes decíduos até a erupção do dente permanente, podendo ser usado uni ou bilateralmente.
III Uma alternativa para a confecção da banda-alça, que deve ser confeccionada em modelo e soldada, seria a colocação de uma alça feita de fio de aço inoxidável 0,3 mm fixado ao 46 com resina composta.
Assinale a opção correta.