Com renovada capacidade intelectiva, ético‐política e organizativa,...
🏢 IDECAN🎯 Prefeitura de Simonésia - MG📚 Serviço Social e Políticas Públicas
#Profissão de Assistente Social e Código de Ética
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IDECAN no concurso para Prefeitura de Simonésia - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Políticas Públicas, especificamente sobre Profissão de Assistente Social e Código de Ética.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Com renovada capacidade intelectiva, ético‐política e organizativa, a categoria profissional dos assistentes sociais, as unidades acadêmicas, docentes e discentes da graduação e pós‐graduação, sob a coordenação de suas entidades representativas apresentaram‐se, à entrada dos anos de 1990, para um amplo repensar coletivo e democrático da profissão. Cabia redimensionar o projeto profissional, a partir de então denominado projeto ético‐político, frente às alterações no mundo do trabalho, nas manifestações da questão social, nas práticas do Estado e suas relações com as classes sociais. Foi emblemático começar pela atualização do código de ética, confirmando e ampliando princípios imperativos já definidos no código de 1986. A Resolução CFESS nº273, de 13/03/1993, mais que um instrumento de normatização, assentou as bases da direção social da profissão. Em relação às bases eleitas na direção social da profissão dos assistentes sociais, conforme contexto anterior, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( )A liberdade como valor central. ( )O trabalho como fundante do ser social. ( )A radicalidade democrática descomprometida com a socialização dos meios de produção da riqueza material e cultural. ( )A equidade traduzida em justiça social. ( )O reconhecimento do pluralismo de ideias e de práticas na profissão e na sociedade.