///
Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca FUNDATEC no concurso para IPE Saúde. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Enfermagem: Teoria e Prática, especificamente sobre Tuberculose, Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Analise as assertivas a seguir sobre as estratégias programáticas para o controle da Tuberculose, de acordo com Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil (2020):
I. Recém-nascidos com peso maior ou igual a 2 kg devem ser vacinados com a vacina BCG o mais precocemente possível, de preferência na Maternidade, logo após o nascimento.
II. A partir dos 5 (cinco) anos de idade, crianças vivendo com HIV não devem ser vacinadas, mesmo que assintomáticas e sem sinais de imunodeficiência.
III. Quando o indivíduo sintomático respiratório (SR) procura o serviço de saúde para avaliação clínica e, nesse momento, é realizado o rastreamento para a tuberculose, considera-se essa atividade como Busca Ativa de casos de TB.
IV. Pessoa que vive com HIV exposta ao caso-índice ou caso-fonte, no momento da descoberta do caso de tuberculose, se assintomática, deve realizar o tratamento da ILTB, independentemente da prova tuberculínica.
Quais estão corretas?