Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201372263

Leia novamente a passagem abaixo: “Em 2014 o Ministério Público Fed...

📅 2016🏢 Quadrix🎯 CRO - PR📚 Língua Portuguesa
#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca Quadrix no concurso para CRO - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfossintaxe da Palavra 'QUE'.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201372263
Ano: 2016Banca: QuadrixOrganização: CRO - PRDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfossintaxe da Palavra 'QUE'
Texto associado
Dentista é preso por bater ponto em posto e ir para clínica particular no RN
Um dentista contratado pela Prefeitura de Pau dos Ferros, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi preso em flagrante. De acordo com o Ministério Público Federal, o profissional batia o ponto no centro municipal de saúde e ia atender em sua clínica particular durante o horário que deveria estar prestando serviço ao Município. 
A prisão, efetuada pela Polícia Civil, é fruto de uma representação feita pelo procurador da República Marcos de Jesus ao representante do MP/RN em Pau dos Ferros, o promotor de Justiça Rodrigo Pessoa. Os representantes do Ministério Público acompanharam a polícia na diligência que flagrou o odontólogo atendendo em sua clínica particular, depois de ter batido o ponto no Centro de Saúde Caetano Bezerra do Nascimento.
Inspeções feitas pelo MPF constataram que ele costumava bater o ponto no posto de saúde às 7h e deixava o local por volta das 8h, indo para a clínica particular. Ao final da manhã, entre 12h e 13h, o dentista retornava no posto, batia o ponto que supostamente seria o da saída do turno matutino e ficava no local até aproximadamente 13h40, quando registrava o ponto de entrada do período vespertino e saía novamente para atender os pacientes particulares. Ao final da tarde, o dentista voltava à unidade de saúde pública para registrar sua “saída”. O dentista recebe por 40h semanais do município e mantém, ainda, outro contrato com a mesma jornada de 40h - legalmente incompatível - com a Prefeitura de Luís Gomes.

Médico
A representação encaminhada pelo MPF ao MP/RN inclui também o nome de outro profissional contratado pela Prefeitura de Pau dos Ferros, um médico que deveria trabalhar 20 horas por semana no Centro de Saúde José Edmilson de Holanda. 
Além dessa jornada, ele ganha por outras 20 horas a serem cumpridas no posto do bairro Manoel Deodato, porém o profissional permanece apenas 6 horas por semana no local, de segunda a quinta-feira, das 12h às 13h30. O médico não chega, sequer, a registrar as entradas e saídas no relógio de ponto. O médico não foi localizado, mas no entendimento do MPF deverá responder pelo crime de estelionato.

Inspeções
Desde abril o procurador Marcos de Jesus vem promovendo inspeções em postos de saúde de toda a região. Em 2014 o Ministério Público Federal iniciou um trabalho que envolve a assinatura de acordos e o ingresso de ações judiciais para que as prefeituras do Alto Oeste Potiguar adotem sistemas de registro eletrônico de ponto, com o objetivo de controlar a jornada de trabalho de todos os profissionais da saúde.
(g1.globo.com.br. Acesso em Junho/2016.)
Leia novamente a passagem abaixo:

“Em 2014 o Ministério Público Federal iniciou um trabalho que envolve a assinatura de acordos e o ingresso de ações judiciais para que as prefeituras do Alto Oeste Potiguar adotem sistemas de registro eletrônico de ponto, com o objetivo de controlar a jornada de trabalho de todos os profissionais da saúde.”

Agora, leia as análises e assinale a alternativa totalmente correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200250301Língua Portuguesa

A linguagem é o maior instrumento de interação entre sujeitos socialmente organizados. Com relação à interpretação e à análise crítica de textos, julg...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200602428Língua Portuguesa

Releia o quinto parágrafo do texto e assinale a alternativa que contenha o elemento retomado pelo pronome "o", destacado na frase "Levamos milhões de ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual#Estrutura Textual
Questão 457941201310789Língua Portuguesa

Em ''temos que tomar uma providência'', temos:

#Artigos#Morfologia dos Pronomes#Morfologia
Questão 457941201507887Língua Portuguesa

Assinale a alternativa na qual a acentuação está incorreta.

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941201775206Língua Portuguesa

Com relação às formas verbais "adicione" e "fico", presentes no último quadrinho, assinale a alternativa totalmente correta.

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201785626Língua Portuguesa

Releia este período do texto: Só não vejo necessidade da senhora ficar deitada nesse banco. Com relação à Norma Culta escrita da língua portuguesa, o ...

#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Morfossintaxe da Palavra 'QUE'Questões do Quadrix