Sob o aspecto da organização microestrutural, o texto apresenta mec...
🏢 CPCON🎯 Prefeitura de Pilõezinhos - PB📚 Língua Portuguesa
#Pronomes Pessoais do Caso Reto#Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo#Pronomes Relativos#Análise Textual#Morfologia dos Pronomes#Pronomes Demonstrativos#Estrutura Textual
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca CPCON no concurso para Prefeitura de Pilõezinhos - PB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Pronomes Pessoais do Caso Reto, Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo, Pronomes Relativos, Análise Textual, Morfologia dos Pronomes, Pronomes Demonstrativos, Estrutura Textual.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Sob o aspecto da organização microestrutural, o texto apresenta mecanismos variados de coesão referencial para garantir a textualidade. Analise as justificativas apresentadas na sequência e assinale V, para Verdadeiro ou F, para Falso. ( ) “Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido.” (Linha 12) O pronome demonstrativo “aquilo” explicita e confirma o que se disse antes. ( ) Ocorre retomada por meio do pronome relativo em destaque no trecho: (linhas 3-4). “De resto não é bem uma greve, é um lockout, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno”. ( ) Em: “Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para...” (linha 16). Os pronomes destacados têm o mesmo referente textual. ( ) Em: “Eu não quis detê-lo....” (Linha 16) Ocorre retomada do pronome pessoal “ele” (linha 16) por meio do pronome oblíquo “o” para evitar repetição e se ajustar à norma culta da língua. ( ) Ocorre retomada por meio do pronome relativo, conforme ilustrado em: “...além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar...” (linha 22). A sequência CORRETA é: