Em meados dos anos 1960, a ciência geográfica foi premiada com a ob...
🏢 IF-BA🎯 IF-BA📚 Geografia Geral e Humana
#Desenvolvimento de Software#Economia Geográfica#Globalização Econômica#Geopolítica#Processo de Industrialização
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca IF-BA no concurso para IF-BA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Geografia Geral e Humana, especificamente sobre Desenvolvimento de Software, Economia Geográfica, Globalização Econômica, Geopolítica, Processo de Industrialização.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Em meados dos anos 1960, a ciência geográfica foi premiada com a obra “Geografia do Subdesenvolvimento: geopolítica de uma crise”, produzida pelo geógrafo francês Ives Lacoste, na qual as ambiguidades da noção de subdesenvolvimento são analisadas a partir da perspectiva da geografia crítica.
No que se refere às origens e aos aspectos estruturantes do “subdesenvolvimento” no espaço globalizado, analise as afirmativas que seguem:
I. As origens históricas do subdesenvolvimento se definem a partir da lógica do desenvolvimento desigual do capitalismo, em curso desde a acumulação mercantil do capital nas “grandes navegações”.
II. A descolonização da África, em meados do século XX, significou a libertação da condição histórica de exploração do continente pelos países desenvolvidos, o que tornou possível o crescimento econômico da África do Sul.
III. O subdesenvolvimento é mantido em alguns países do Oriente Médio através do autoritarismo e militarização dos Estados nacionais, com o apoio de países desenvolvidos, contexto no qual se evidenciam protestos sociais como na “Primavera Árabe”.
IV. A industrialização dos países subdesenvolvidos na América Latina agravou a dependência das economias nacionais ao capital internacional, pois acentuou a necessidade de acesso às novas tecnologias e fez crescer o endividamento externo.
V. Em geral, os países subdesenvolvidos (ou “em desenvolvimento”) ainda se inserem na tradicional Divisão Internacional do Trabalho (DIT), exportando matérias-primas e alimentos a preços baixos.