Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201396462

90% da população mundial respira um ar 'que' fica abaixo dos padrõe...

📅 2023🏢 AMEOSC🎯 Prefeitura de São José do Cedro - SC📚 Língua Portuguesa
#Morfologia dos Pronomes

Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca AMEOSC no concurso para Prefeitura de São José do Cedro - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia dos Pronomes.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201396462
Ano: 2023Banca: AMEOSCOrganização: Prefeitura de São José do Cedro - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia dos Pronomes
Texto associado

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 30.


Quem paga são nossos pulmões: como saúde já é afetada pelas mudanças climáticas


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 90% da população mundial respira um ar que fica abaixo dos padrões de qualidade. Isso, por sua vez, está por trás de 7 milhões de mortes prematuras todos os anos. E não para por aí: como a própria OMS destaca, "um mundo mais aquecido leva ao espalhamento de mosquitos causadores de doenças com uma rapidez nunca antes vista".

Além disso, eventos climáticos extremos, a degradação da terra e a falta de água já deslocam populações e afetam a saúde delas. A OMS alerta que a crise climática compromete a vida e gera impactos negativos na economia dos países. Segundo as projeções, entre 2030 e 2050, o aquecimento global causará 250 mil mortes adicionais por ano.

Mas o que a ciência já sabe sobre essa relação entre a saúde do planeta e das pessoas? E o que pode ser feito para mitigar os riscos?

O americano Josh Karliner, diretor de parcerias globais da OMS, entende que as mudanças climáticas funcionam como um amplificador de problemas já existentes. "Se você pensa na malária, por exemplo, temperaturas mais quentes permitem com que ela se espalhe para outras regiões onde nunca foram registrados casos", explica o especialista em entrevista à BBC News Brasil.

Ainda no campo das doenças infecciosas, o especialista diz que não é possível estabelecer uma relação direta e clara entre as alterações no clima e a pandemia de covid-19. "Mesmo assim, a destruição da biodiversidade contribui para a liberação de patógenos, que podem causar outras crises sanitárias globais no futuro", pondera.

O brasileiro Vital Ribeiro, que lidera o Projeto Hospitais Saudáveis, acrescenta um outro desdobramento das mudanças climáticas que já é sentido na prática. "As doenças não transmissíveis respondem, hoje, pela maior parte das mortes e dos custos nos sistemas de saúde, e isso aumenta devido a exposição à poluição do ar resultante da queima dos combustíveis fósseis", lembra.

Em outras palavras, um ar cheio de partículas tóxicas para nossos pulmões é um dos gatilhos por trás de uma série de enfermidades - da asma à insuficiência cardíaca, da hipertensão ao câncer.

Tanto Ribeiro quanto Karliner citam um terceiro ponto de contato entre as mudanças climáticas e a saúde: as doenças relacionadas aos eventos climáticos extremos, como secas e enchentes. "Elas estão ligadas à falta de água potável e alimentos, causando desnutrição e insegurança alimentar", diz o brasileiro.

De acordo com os especialistas, o aumento da pobreza e os movimentos de imigração em massa de refugiados contribuem para esse cenário. "Ao contrário do que alguns pensam, a pobreza e a desigualdade que voltaram a aumentar no planeta são, sim, uma importante questão de saúde pública", aponta Ribeiro. "As mudanças climáticas aumentam, agravando e acirrando, praticamente, todos os principais fatores de risco à saúde", complementa.

"E embora essas questões afetem o bem-estar de todo o mundo, os mais pobres e marginalizados são aqueles que mais sofrem", observa Karliner. "Diante de tudo isso, precisamos entender que a crise climática também é uma crise de saúde", completa o especialista.


https://www.bbc.com/portuguese/geral-63648094. Adaptado.

90% da população mundial respira um ar 'que' fica abaixo dos padrões de qualidade.


O vocábulo destacado, do ponto de vista morfossintático, é

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200227232Língua Portuguesa

Só é possível devido ao complexo equilíbrio atingido pelos planetas que orbitam o Sol ao longo de muitos anos. Assinale a opção correta quanto à acent...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Fonologia#Ortografia#Segmentação Silábica
Questão 457941200515181Língua Portuguesa

No trecho "Seguimos o retrovisor, presos ao passado, como atores repetindo o mesmo roteiro", diversos termos exercem funções sintáticas distintas e re...

#Sintaxe
Questão 457941201016238Língua Portuguesa

A forma verbal "DESEJO" destacada em "...DESEJO-lhe muita saúde" pode ser classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade ...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe
Questão 457941201400912Língua Portuguesa

Qual foi o resultado da intervenção com os medicamentos PNU-282987 e carbacol nos ratos com danos à memória devido à dieta com "junk food"?

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201503656Língua Portuguesa

Um levantamento do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense dá algumas pistas sobre os mecanismos do comércio de gás ...

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941201823167Língua Portuguesa

Com base na análise da regência verbal, a forma verbal "ensinou" em "Ele me ensinou que a verdadeira autoconfiança permite ver graça em si, sem medo d...

#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Morfologia dos PronomesQuestões do AMEOSC