///
Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca COMPERVE - UFRN no concurso para UFRN. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Arquitetura e Urbanismo, especificamente sobre Regulamentações e Diretrizes de Projeto, Planejamento de Infraestrutura Hospitalar.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Para Corbella (2003), uma pessoa está confortável em um ambiente quando se sente em neutralidade em relação a ele. No caso dos edifícios hospitalares, a arquitetura pode ser um instrumento terapêutico se contribuir para o bem-estar físico do paciente com a criação de espaços que, além de acompanharem os avanços da tecnologia, desenvolvam condições de convívio mais humanas.
Do ponto de vista da humanização do ambiente hospitalar, analise as seguintes afirmações:
l A iluminação artificial, indispensável na maioria dos ambientes hospitalares, influencia o equilíbrio fisiológico e psicológico dos usuários. É preciso integrar, o mais precocemente possível, a luz no projeto arquitetônico, com a definição da luminância necessária ao ambiente, antes da escolha das cores.II A existência de jardins no ambiente hospitalar pode reduzir o tempo de internação e diminuir o nível de ansiedade dos pacientes. Apesar desses benefícios, dada a pressão pela redução e controle de custos, os administradores hospitalares não vislumbram vantagem econômica para a sua implantação.
III A sensação térmica provocada pela cor pode ser utilizada para melhorar as condições higrotérmicas de um ambiente. Para um ambiente seco, cores de conotação úmida (verde escuro) são recomendadas, enquanto uma atmosfera úmida será menos desagradável com cores ditas secas (vermelho).
IV
A iluminação natural traz benefícios para a saúde porque dá a sensação psicológica
do tempo, tanto cronológico quanto climático, no qual se vive. A luz artificial,
necessária à noite e nos dias nublados, deve ser vista sempre como uma
complementação e nunca como uma substituição da natural.