Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva/
  4. Questão 457941201403154

Leia o texto 'Vigilância de Chikungunya no Brasil: desafios no cont...

📅 2020🏢 ADM&TEC🎯 Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE📚 Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva
#Epidemiologia e Saúde Pública

Esta questão foi aplicada no ano de 2020 pela banca ADM&TEC no concurso para Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva, especificamente sobre Epidemiologia e Saúde Pública.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201403154
Ano: 2020Banca: ADM&TECOrganização: Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PEDisciplina: Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde ColetivaTemas: Epidemiologia e Saúde Pública
Texto associado

Vigilância de Chikungunya no Brasil: desafios no contexto da Saúde Pública


Por SILVA, 2018 (trecho de artigo adaptado).


O vírus Chikungunya (CHIKV) é um Alphavirus de genoma RNA, pertencente à família Togaviridae. De transmissão vetorial pela picada de mosquitos do gênero Aedes, ele foi isolado pela primeira vez em meados de 1953, em surto ocorrido na Tanzânia. (1) Desde então, o vírus tem sido responsável por surtos e epidemias de grande magnitude nos continentes asiático e africano, conforme observado nas Ilhas Reunião em 2004, onde um terço da população foi infectada, resultando em mais de 244 mil casos e 203 mortes atribuídas à doença por ele provocada. (2) 

Nos estágios iniciais da doença sintomática (fase aguda), são referidas febre e artralgia, embora esses sintomas possam persistir por até três meses, caracterizando a fase subaguda. Com relação à fase crônica, possivelmente incapacitante por anos, a Chikungunya representa um problema de Saúde Pública nos países de clima tropical, favoráveis à manutenção e ampla dispersão dos vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus em suas regiões. (3,4)

A realidade brasileira favoreceu a introdução e a expansão do vírus. O Aedes aegypti pode ser localizado em mais de 4.000 municípios, e o Aedes albopictus, em 3.285. (9,10) Acrescenta-se à alta dispersão vetorial, um amplo fluxo de pessoas e a suscetibilidade da população à infecção. (11)

Com a introdução da doença no Brasil, delineou-se um cenário marcado pela coexistência de arboviroses. O aumento dos casos autóctones de Chikungunya, com o registro de casos graves e a ocorrência de óbitos, refletiu-se em maior demanda por serviços de saúde e crescente necessidade de recursos financeiros e humanos, no intuito de minimizar seus efeitos na sociedade. (12) 

(SILVA, Nayara Messias da et al. Vigilância de Chikungunya no Brasil: desafios no contexto da Saúde Pública. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 27, n. 3, e2017127, set. 2018.)

Leia o texto 'Vigilância de Chikungunya no Brasil: desafios no contexto da Saúde Pública' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. No Brasil, o aumento dos casos autóctones de Chikungunya, com o registro de casos graves e a ocorrência de óbitos, refletiu-se em uma menor demanda por serviços de saúde e dispensou a necessidade de recursos ou protocolos específicos para lidar com essa doença e minimizar seus efeitos na sociedade, conforme mencionado pelo texto.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que o vírus Chikungunya tem sido responsável por surtos e epidemias de grande magnitude nos continentes asiático e africano, resultando em mortes atribuídas à doença por ele provocada, inclusive. 

Marque a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200326562Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva

A Educação em saúde para adolescentes é fundamental para a promoção da saúde pública. Qual das práticas abaixo reflete corretamente essa abordagem?

#Gestão e Planejamento em Saúde Pública
Questão 457941200700945Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva

Analise as afirmativas a seguir: I. As equipes de Saúde da Família implantadas e não cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos d...

#Saúde Ambiental
Questão 457941200735723Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva

Leia as afirmativas a seguir: I. A ascaridíase é o resultado da infestação do poliovírus no ser humano. II. A ascaridíase é o resultado da infestação ...

#Saúde Ambiental
Questão 457941200904022Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva

O controle de pragas e vetores em locais destinados à manipulação de carnes faz parte das boas práticas de fabricação. Assinale a alternativa CORRETA ...

#Saúde Ambiental
Questão 457941201196419Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

#Políticas de Saúde no Brasil#Gestão e Planejamento em Saúde Pública
Questão 457941201288539Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva

Leia as afirmativas a seguir:I. A vigilância sanitária é responsável por desenvolver um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir risc...

#Epidemiologia e Saúde Pública

Continue estudando

Mais questões de Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde ColetivaQuestões sobre Epidemiologia e Saúde PúblicaQuestões do ADM&TEC