Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941201413477

A questão a seguir refere-se ao texto acima:Leia as afirmativas a s...

📅 2015🏢 UNA Concursos🎯 Prefeitura de Flores da Cunha - RS📚 Língua Portuguesa
#Uso dos Conectivos#Adjetivos#Colocação Pronominal#Sintaxe#Morfologia dos Pronomes#Morfologia

1

457941201413477
Ano: 2015Banca: UNA ConcursosOrganização: Prefeitura de Flores da Cunha - RSDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Uso dos Conectivos | Adjetivos | Colocação Pronominal | Sintaxe | Morfologia dos Pronomes | Morfologia
Texto associado
                                        As sandálias da humildade

Ignorar a existência de um problema equivale a eternizá-lo. Albert Einstein já dizia que só quando a gente reconhece uma limitação é que se torna capaz de superá-la.
Os japoneses entendem essa lição de forma clara. Dei-me conta disso com a reação das autoridades aos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, da OCDE, que compara o rendimento de secundaristas em diferentes países. Os estudantes do Japão alcançaram o quarto lugar em leitura e em ciências e o sétimo em matemática. Tais resultados representaram uma melhora da posição do Japão nas três matérias em relação ao exame anterior.
No entanto, não se viu discurso triunfalista; os resultados foram recebidos com sobriedade. A maioria dos comentários chamava a atenção para a importância de que se fizessem esforços ainda maiores para aprimorar a qualidade acadêmica e a competitividade internacional dos estudantes japoneses.
Na mesma avaliação, o Brasil também melhorou em leitura, matemática e ciências. As autoridades brasileiras saudaram os resultados como "grande avanço".
Talvez seja a influência da cultura japonesa em mim, mas acho muito cedo para nos vangloriarmos. Nesse campo, vejo mais batalha que vitória. Fizemos progressos, mas poderíamos ter feito muito mais. Entre 65 países avaliados, o Brasil ficou em 58º. Nossa posição é, em si, vergonhosa. Acabamos bem abaixo da média. Saímos reprovados.
Somos um país em desenvolvimento. Temos nossas limitações. No entanto, para superá-las, primeiro temos de reconhecê-las, como sugeriu Albert Einstein. Recentemente, o ministro dos Esportes anunciou que alguns dos estádios prometidos para a Copa não serão entregues no prazo contratado. Algo no planejamento ou na execução dos projetos falhou. Essas coisas acontecem. Todo mundo está sujeito a atrasos involuntários. Mas a primeira coisa que a gente faz quando se atrasa é desculpar-se. A segunda é explicar o atraso a quem teve de aguentá-lo.
O ministro não fez nem uma coisa nem outra. Comparou a Copa do Mundo a um casamento e os estádios a noivas, que sempre se atrasam. Esqueceu-se, no entanto, de considerar que, nos casamentos, a festa é paga com recursos privados. A construção dos estádios, porém, é financiada com verbas públicas. No caso da noiva, o atraso pode ser charme. No caso de obras públicas, atrasos nada mais são do que falhas, involuntárias ou não, de quem é responsável por construí-las.
Para corrigir esse tipo de problema, precisamos admitir sua existência. Somos um país em desenvolvimento. Temos o direito de errar. Mas, se não aprendermos com os nossos erros, ficaremos em desenvolvimento para sempre - ou, pelo menos, por mais tempo do que seria necessário. Uma vez mais, chegaremos atrasados.
Para acelerar o passo, talvez devêssemos calçar mais frequentemente as sandálias da humildade. Quem sabe elas tornem mais rápida a longa caminhada que, como país, ainda temos diante de nós.

(Alexandre Vidal Porto – Folha de São Paulo – adaptado)

A questão a seguir refere-se ao texto acima:


Leia as afirmativas a seguir, a respeito do texto:


I – Em “No entanto, não se viu discurso triunfalista; ...” a próclise é obrigatória por causa da palavra “não”, que atrai o pronome.

II – No trecho “Albert Einstein já dizia que só quando a gente reconhece...” o verbo “dizia” é classificado como REGULAR.

III – Em “estudantes japoneses” (3º parágrafo) a palavra “japoneses” é um adjetivo pátrio que qualifica o substantivo ao qual se refere.

IV – No período “Esqueceu-se, no entanto, de considerar que, nos casamentos, a festa é paga com recursos privados.” a conjunção “no entanto” é coordenativa adversativa.


Estão corretas:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca UNA Concursos no concurso para Prefeitura de Flores da Cunha - RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Uso dos Conectivos, Adjetivos, Colocação Pronominal, Sintaxe, Morfologia dos Pronomes, Morfologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200282835Língua Portuguesa

Em qual das alternativas há um ANTÔNIMO para a palavra “traiçoeira", retirada do 2º parágrafo:

#Análise Textual#Semântica Contextual
Questão 457941200607892Língua Portuguesa

Quanto à acentuação das palavras, analise as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA:

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941201031832Língua Portuguesa

Assinale a frase abaixo, cuja palavra grifada contempla um artigo indefinido:

#Conjunções#Preposições#Artigos#Morfologia
Questão 457941201173325Língua Portuguesa

Dentre as orações a seguir, o predicado é classificado como nominal em:

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201290886Língua Portuguesa

A questão a seguir refere-se ao texto acima:Assinale a opção em que o termo destacado NÃO pertence à mesma classe de palavras dos destacados nas demai...

#Preposições#Morfologia#Pronomes Demonstrativos#Morfologia dos Pronomes#Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo#Pronomes Pessoais do Caso Reto
Questão 457941201438745Língua Portuguesa

Leia a passagem: “Mas não escolheu os demais que viajariam no ônibus e também não teve qualquer decisão sobre o bom ou mau tempo, sobre a tempestade e...

#Flexão de Pessoa Verbal#Flexão de Número Verbal#Reescrita Textual#Análise Textual#Flexão de Tempo Verbal#Morfologia Verbal#Flexão de Modo Verbal
Questão 457941201458177Língua Portuguesa

“O ônibus atola por causa de uma tempestade..." Está INCORRETA a análise sintática da seguinte palavra ou expressão do segmento acima:

#Análise Sintática#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201495106Língua Portuguesa

Coloque C para certo e E para errado nas afirmações sobre o texto: ( ) Antigamente os povos das cavernas tinham um tipo de inimigo, hoje, eles são out...

#Análise Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941201643853Língua Portuguesa

As palavras sublinhadas nas frases a seguir têm como referência no texto, (2º parágrafo) respectivamente: “Não há estrelas, como se fosse demais conta...

#Análise Textual#Morfologia dos Pronomes#Estrutura Textual
Questão 457941202035767Língua Portuguesa

Coloque C para as afirmativas corretas e E para as erradas: ( ) A separação silábica da palavra “ininterrupta" é: i-nin-ter-rup-ta ( ) As palavras “co...

#Encontros Consonantais e Dígrafos#Preposições#Fonologia#Estrutura Silábica#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Uso dos ConectivosQuestões do UNA Concursos