///
Existem quatro níveis de contenção laboratorial ou níveis de biossegurança denominados NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4. Tais níveis estão em ordem crescente de risco e correspondem às classes de risco biológico dos microrganismos, permitindo ao trabalhador de saúde exercer suas atividades em segurança. A manipulação de outros produtos biológicos deve seguir regulamentação especifica que determine o nível de biossegurança adequado. A contenção primaria envolve a proteção pessoal e a proteção imediata do meio ambiente laboratorial por meio das boas práticas laboratoriais, bem como do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva que tenham sido apropriadamente desenhados, usados, mantidos e que façam parte de um programa de manutenção. A contenção secundária envolve a proteção do meio ambiente externo ao laboratório dos microrganismos manipulados. A contenção secundária é promovida, ainda, pela combinação das técnicas e práticas laboratoriais, equipamentos de segurança individual e coletiva, assim como instalações laboratoriais. Leia as afirmativas sobre laboratórios que manipulam agentes de risco biológicos:
I- Os EPls podem ser dispensados no manuseio de amostras biológicas que sabidamente não apresentam microrganismos patológicos.
II-Os EPCs pode ser compartilhados por mais de um individuo.
III - Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.
Escolha a opção que contêm apenas afirmativas corretas:
Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca Fundação CETAP no concurso para Prefeitura de Ourém - PA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Técnicas Laboratoriais, especificamente sobre Biossegurança em Laboratório.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.