///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IF-TO no concurso para IF-TO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Abordagens Psicoterapêuticas, Teorias e Técnicas de Psicoterapia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Sobre o crescente emprego de psicoterapias breves nos diversos contextos institucionais, analise as questões abaixo:
I. Este tipo de psicoterapia tem sido bem aceita, pois permite melhorar a qualidade dos serviços oferecidos nas diversas instituições que realizam atendimentos de saúde mental e diminui as filas de espera dos pacientes.
II. A possibilidade de realizar um processo com começo, meio e fim dentro de um tempo reduzido é a especificidade dessa modalidade terapêutica, pois trabalha com aspectos circunscritos e objetivos limitados.
III. Não é uma boa opção para ser usada com terapeutas em formação, devido este tipo psicoterapia não corresponder satisfatoriamente aos seus objetivos acadêmicos, técnicos e sociais.
IV. Alguns autores citam que não há consenso quanto a duração mais adequada para um processo de psicoterapia breve. Há sugestões desde 4 (quatro) até 40 (quarenta) sessões, sendo 12 (doze) sessões o número de sessões mais aconselhados.
V. Alguns autores delineiam que há consenso quanto a duração adequada para um processo de psicoterapia breve, sendo este o número de 12 (doze) sessões.
Está correto o que se afirma na alternativa: